Qual é o certo é eu ou sou eu?
O certo é “sou eu” .
Sou eu que quero ou sou eu quem quer?
O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome: sou eu que quero, somos nós que queremos, são eles que querem. O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome ou fica na 3. ª pessoa do singular: sou eu quem quero, sou eu quem quer.
Sou mais eu ou só mais eu?
Resposta verificada por especialistas. Entre as expressões "só sou eu" e "sou só eu", o correto é o que se apresenta na segunda versão da expressão. Para confirmar isso, basta que se modifique os termos da expressão por sinônimos.
É correto dizer sou eu quem agradece?
Há um tempo devia a ele o esclarecimento da seguinte dúvida: “EU QUE AGRADEÇO” ou “QUEM AGRADECE SOU EU”? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas. Observem a explicação: quando houver na oração a presença do pronome relativo QUE, o verbo concordará com o que vier antes dele.
Sou eu quem paga ou sou eu que pago?
O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Sou eu quem pergunta ou sou eu que pergunto?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quem ganhou o presente foi eu ou fui eu?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...
Porque eu sou ou por que eu sou?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Sou eu quem responde ou responde?
CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
O que quer dizer quem sou eu?
Assim, ele é um processo contínuo de tomada de consciência do indivíduo a respeito de si, suas sensações, percepções, crenças, desejos, emoções e valores. Sem se conhecer, as pessoas podem viver na ignorância de suas potencialidades e deixarem passar grandes oportunidades.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
Sou eu por eu mesma ou sou eu por mim mesma?
No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.
Qual a diferença entre onde é aonde?
Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Onde foi ou aonde foi?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Faz dois anos ou fazem?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Foi pago está certo?
A preferência pela forma "pago" pela força do uso
Embora existam as regras gramaticais explicadas acima, atualmente há preferência pelo emprego da forma pago com todos os auxiliares: tem pago, havia pago, foi pago, estava pago.
Qual é o verbo de pagar?
O verbo pagar é um verbo foneticamente regular que apresenta, contudo, uma pequena irregularidade na sua estrutura formal. Para a manutenção da pronúncia, ocorre a alteração da consoante g para o dígrafo gu antes da vogal e: eu paguei, que ele pague, que nós paguemos, pague você,...
Qual a diferença entre Foi e fui?
“Foi” é a forma de conjugação do verbo “ser” ou “ir” na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e deve concordar com o predicativo do sujeito, quando esse for um pronome pessoal. Nesse caso, se o predicativo for o pronome “eu”, a conjugação correta será “fui”.
Foi você que fez ou foi você quem fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?