Qual é o conjunto vazio?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O conjunto vazio é o conjunto em que não há elementos; é representado por duas chaves { } ou pelo símbolo Ø. Note que o conjunto vazio está contido (C) em todos os conjuntos.

Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos. Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.

Um conjunto é finito se podemos contar todos os elementos que ele possui. Por exemplo, o conjunto das letras do idioma português é finito porque possui 26 letras.

Por exemplo, seja X um conjunto, temos que X = {x é um número positivo múltiplo de 5}; Y: é o conjunto dos meses do ano. Diagrama de Venn: os conjuntos também podem ser representados na forma de um diagrama, conhecido como diagrama de Venn, que é uma representação mais eficiente para a realização das operações.

Então, em Matemática, N é o símbolo de número inteiro indeterminado.

Conclusão: o conjunto vazio não pode estar contido em nenhum conjunto que possui elemento, isto é, o conjunto vazio não pode ser subconjunto de nenhum conjunto que possua elemento.

Existem infinitos conjuntos numéricos, entretanto, alguns deles são notáveis por causa da frequência com que aparecem nas soluções e nas demonstrações matemáticas e, principalmente, pela história de como os números foram criados. São eles: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos.

Como você pode observar, todo elemento que pertence ao conjunto , também pertence ao conjunto . Quando acontece esta situação, dizemos que um conjunto está contido no outro, ou que um é subconjunto do outro.

Significado de Conjunto. substantivo masculino Quantidade de elementos determinada que compõem um todo: um conjunto de medidas governamentais. [Matemática] Reunião de objetos ou elementos matemáticos em número, infinito ou finito, sendo a pertença definida por uma qualidade determinada.

Existem cinco conjuntos que são considerados fundamentais, pois são os mais utilizados em problemas e questões matemáticas:

  • Naturais;
  • Inteiros;
  • Racionais;
  • Irracionais;
  • Reais.

Conjuntos numéricos

  • números naturais;
  • números inteiros;
  • números racionais;
  • números irracionais;
  • números reais; e.
  • números complexos.

Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

A diferença entre dois conjuntos é representada por A – B — o conjunto formado pelos elementos que pertencem somente ao conjunto A.

No senso comum, o “infinito” é definido como a negação do finito: o que não é limitado, o que não termina. Para os matemáticos, há uma alternativa mais direta: um conjunto é infinito quando sobra espaço dentro dele mesmo.

[ Gramática ] Que é relativo ao modo infinitivo, ao gerúndio ou ao particípio (ex.: verbo não finito).

Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos incluindo o zero. Representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... }

Dizemos que dois conjuntos são iguais se eles têm exatamente os mesmos elementos. Uma forma prática de estabelecer se dois conjuntos são iguais é verificando se um contém o outro.

De acordo com a feminista Sylvia Pankrust, o lilás foi adotado pelas sufragistas inglesas, em 1908, na mobilização pelo direito ao voto. Elas escolheram o lilás que se inspirava na cor da nobreza inglesa, o branco que simbolizava a pureza da luta feminina e o verde a esperança da vitória.

O duplo-Vénus, é o símbolo da homossexualidade feminina.

Continuar lendo É vazio ou vazio?