Qual é o correto festa a fantasia ou festa a fantasia?

Perguntado por: zcalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Festa à fantasia: sempre com o acento grave indicativo de crase.

Na frase `baile a fantasia´, como na frase `baile a rigor´, não há crase´. `A fantasia´ e `a rigor´ indicam qualidades intrínsecas desses bailes. Alguns vernaculistas condenam estas expressões e preferem usar a preposição de: `baile de fantasia´, `baile de rigor´ (como Estado de Direito).

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento. Simples assim!)

Pode colocar arquinhos, gravatas brilhantes, máscaras, óculos divertidos, e chapéus… Assim todo mundo escolhe o que vai usar de acordo com sua roupa e a festa à fantasia fica ainda mais interessante.

A mais famosa delas, o uso de fantasias, teve início nas festas promovidas pelos nobres franceses nas quais ir de máscara era obrigatório. Em pouco tempo, essas festas ficaram populares em toda a Europa e, depois, em todo o mundo.

Detalhes do livro
Mas não é uma festa qualquer, ela é à fantasia. Todos são convidados para se divertir e brincar: Vamos adivinhar Quem é, Quem é? Escrito por Anna Claudia Ramos a partir de desenhos da ilustradora Anielizabeth, o livro resgata as antigas brincadeiras de adivinhações.

As fantasias e o faz de conta ajudam a criança a desenvolver aspectos intelectuais, desenvolve habilidades como negociação, criatividade, organização e planejamento, resolução de problemas, costumes familiares e conhecimentos específicos como a matemática; aspectos físicos, que aprimoram a coordenação motora e espacial ...

Fantasy significa fantasia em inglês.

Ao se fantasiar, as crianças assumem papéis, criam histórias, demonstram sentimentos e reproduzem suas impressões acerca do seu cotidiano em casa ou na escola. Esse “faz de conta” contribui significativamente para que elas desenvolvam suas habilidades cognitivas, motoras e psicológicas.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.