Qual é o correto mais tarde ou mais tarde?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Porém, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa inclui «mais cedo ou mais tarde» e «mais tarde ou mais cedo» como expressões equivalentes.

Sem exceder determinado tempo ou prazo; no prazo máximo de (ex.: faço isso o mais tardar amanhã).

O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Sinônimos de “mas

  • Contudo;
  • Porém;
  • Todavia;
  • Entretanto;
  • Ainda assim;
  • Não obstante.

2) Entre os estudiosos e autores de maior conceito em nosso idioma, foi encontrado o emprego da expressão o mais tardar, mas não no mais tardar.

Mais ou mas: dica básica
É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

tardar (verbo) -

Em Gramática Normativa, antes de particípio, usa-se “mais bem” e “mais mal”, em vez de “melhor” e “pior”. Sendo assim, é fato registrar: “A maioria dos pilotos está mais bem (e não melhor) preparada.”

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual a diferença entre mas e mais? A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos".

A palavra “mais” tem sentido de adição, soma, comparação ou quantidade. É antônima de “menos”. Na dúvida entre mais ou mas, utilize a opção com “i” quando o interlocutor quiser passar a ideia de numeral.

antes tarde do que nunca.

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.

A forma correta de escrever essa expressão é de novo, separado. A grafia denovo não existe na língua portuguesa, estando completamente incorreto o seu uso.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.

O contrário de mais é: 1 pouco, menos, sem.