Qual é o dia da semana de Iansã?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Quarta-feira

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo. sua comida preferida, juntamente com amalá (caruru). de carneiro e galo.

dia 4 de dezembro

Hoje, dia 4 de dezembro, celebra a divindade afro-brasileira Iansã! Orixá dos ventos e tempestades, Iansã representa movimento, mudanças e deslocamentos. A divindade faz sincretismo com Santa Bárbara.

Quem desejar agradar a deusa deve lhe ofertar cabras, abará e acarajé – bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê, conhecido em diversas regiões da África como áráká -. Outro alimento que pertence à orixá guerreira é o bolinho de fogo de Iansã.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

rosa

Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção.

Não é um choro de tristeza, é um choro de felicidade. e mandando suas vibrações. naquele momento, nos abençoando. Um choro que significa o amor materno das Yabás.

Xangô

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Orixá feminino que tem sob seu domínio os ventos e as tempestades. Também mencionada como Oiá, é personificada como uma divindade altiva, guerreira, valente e ousada, tendo ligações amorosas, segundo sua mitologia, com os orixás Ogum e Xangô - associando-se, como este, ao controle do fogo.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia. A cantora possui até mesmo uma música dedicada à Iansã, chamada 'Senhora do Raio e do Vento'.

Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

A sua relação com a natureza e com tudo aquilo que faz parte dela naturalmente fez com que ele fosse relacionado à cor verde. Rainha dos raios e criadora dos ventos e das tempestades, Iansã protege os seus seguidores ao impedir que feitiçarias feitas contra eles sejam bem-sucedidas.

Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.

Os filhos de Iansã detestam pessoas grudentas demais e que tirem sua liberdade, a dependência no amor é algo que lhes assusta.

Lado negativo: considerando a personalidade forte, em desequilíbrio, os filhos e filhas de Iansã são instáveis, tendem a perder a cabeça com facilidade, brigam e falam o que lhes vem a cabeça sem pensar nas consequências. Dia da semana: segunda-feira, mas também divide a energia de quarta-feira com Xangô.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).