Qual é o estado civil mais comum nos lares brasileiros?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

45,8% dos brasileiros estão casados, mostra IBGE; Norte tem maioria de solteiros.

Solteiro (a): quem nunca se casou, ou teve um casamento anulado. Ou seja, todos nascemos solteiros e esse estado civil só será alterado com o casamento. Casado (a): quem se casou e se mantém casado.

Em dez anos, o número de pessoas que vivem solitárias cresceu de 10,4% para 14,6%. O dado é do IBGE. E essa tendência é mundial. O número de pessoas que vives sozinhas – seja divorciadas, viúvas com filhos adultos e solteiras – está cada vez maior no Brasil e no mundo.

De acordo com a psicoterapeuta Amy Morin, a solidão pode ter uma série de benefícios à saúde mental e ajuda as pessoas a serem mais produtivas e criativas. “Passar algum tempo sozinho não precisa ser solitário”, afirmou ela. “Isso pode ser a chave para um conhecimento melhor sobre você mesmo.”

2 - Solteiros podem desfrutar de mais autonomia e satisfação
"Solteiros perseguem o que importa mais para eles, (como) trabalhos mais significativos e mais crescimento pessoal", argumenta. E, com mais autossuficiência, essas pessoas tinham menos chance de experimentar sentimentos negativos.

Segundo o IBGE, em Mato Grosso há 9% de homens solteiros a mais do que mulheres disponíveis. Neste "ranking" vêm em seguida Rondônia (7%) e Tocantins (6%).

Status de relacionamento
Dos 1.735 entrevistados da pesquisa sobre relacionamentos, 71% estão em um relacionamento estável, seja um namoro ou um casamento, por exemplo. Os 29% restantes estão solteiros.

A união estável, apesar de não ser considerado um tipo de estado civil, é reconhecida legalmente e considerada como entidade familiar, porém para preencher um documento oficial, a pessoa é solteira.

O trisal é uma forma de relacionamento baseado no poliamor, que é a prática de ter mais de um relacionamento - sexual ou romântico - simultaneamente, com conhecimento e consentimento de todos. No caso do trisal, são três pessoas que se envolvem romanticamente e/ou sexualmente.

A resposta é: depende da intenção no namoro. Se o casal tem convívio público, duradouro e tem a finalidade de construir uma família, o relacionamento pode ser reconhecido como união estável.

Não importa se acabou de passar por um término ou se já está solteiro há um tempo, é normal sentir que vai continuar assim para o resto da vida. O lado bom disso? Você vai aprender que não precisa de um relacionamento para ser feliz e que existem muitas coisas que você pode fazer para se divertir!

Má aparência física, níveis baixos de auto-estima e falta de esforço são as principais razões para que os homens permaneçam solteiros, refere um novo estudo.

Existe um tipo de pessoa que é mais feliz solteira do que namorando, comprova estudo. Até pouco tempo atrás, as pesquisas sobre relacionamentos e felicidade costumavam apontar sempre para o mesmo resultado: o de que pessoas comprometidas são, de modo geral, mais felizes do que as solteiras.

Ser feliz solteiro não significa abdicar de relacionamentos e sim aprender a ser uma pessoa mais completa e feliz. Desde cedo somos preparados com algumas crenças sobre a felicidade e o sucesso: atingimos a felicidade plena quando conquistamos determinado patamar na carreira, casamos e temos filhos.