Qual é o grau de parentesco entre primos?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Nossos primos, segundo a lei brasileira, são nossos familiares de quarto grau, pois temos quatro pessoas até chegarmos neles: nós mesmos, nossos pais (primeiro grau), nossos avós (segundo grau), nossos tios (terceiro grau) e, finalmente, nossos primos.

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

TIPOS DE PARENTESCO
Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

Segundo ela, "o casamento entre primos não é uma situação nova e nem é uma situação rara. No Brasil, estima-se que 2% a 3% dos casais tenha algum tipo de parentesco. Geralmente entre primos de 1º e 2º grau. É importante que a gente possa expressar isso porque não há nenhuma proibição e nada que seja errado.

2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, … Observe que o único número par que é primo é o 2. Isso acontece porque qualquer outro número par é divisível por 2 e, por isso, não é primo. Observe também que o número 1, embora seja divisível apenas por si mesmo e por 1, não é um número primo.

Irmãos — são os que têm os mesmos pais. Primos — são os que têm os mesmos avós (paternos ou maternos). Primos segundos — são os que têm os mesmos bisavós (basta apenas um casal de bisavós). Primos terceiros — são os que têm os mesmos trisavós (basta também um casal de trisavós).

2. Primo legítimo. Filho da tia (irmã da mãe) com o tio (irmão do pai), ou então, filho da tia (irmã do pai) com o tio (irmão da mãe). O Túlio é meu primo legítimo, tem os 4 avós em comum comigo, e ele é filho da minha tia (irmã da minha mãe) com o meu tio (irmão do meu pai).

É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.

Em 4º grau temos seus tios avós e seus primos. A linha colateral é aquele parente que não descende um do outro, mas possuem ancestrais em comum. Assim, seu irmão é seu parente em 2º grau em linha colateral, pois vocês NÃO descendem um do outro, mas possuem o mesmo ancestral, que são seus pais.

Os filhos dos primos são primos em segundo grau. Seu filho e o filho de seu primo.

O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.

Namoro entre primos não é algo incomum.

São parentes consanguíneos ou por adoção: pais (primeiro grau), avós (segundo grau), bisavós (terceiro grau), filhos (primeiro grau), netos (segundo grau), bisnetos (terceiro grau) e assim vai, pois, como falamos antes, a lei não limita o parentesco em linha reta.