Qual é o planeta mais quente do mundo?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 3 votos

Talvez você tenha pensado que o planeta mais quente seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, saiba que o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus. Trata-se de um efeito estufa similar ao verificado na Terra, embora muito mais intenso, devido ao de dióxido de carbono na atmosfera de Vênus, que se encontra em grande quantidade.

Astrônomos descobriram um novo planeta que tem o dobro do tamanho de Júpiter e é tão quente quanto uma estrela. Suas temperaturas podem atingir até 4600 Kelvin (mais de 4300°C), e ele recebeu o nome de KELT-9b. Definitivamente, este é o mundo mais quente já descoberto.

O lugar mais frio do universo é a Nebulosa do Bumerangue, o objeto mais frio já encontrado até agora. Ela está localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centaurus.

A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter. Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.

5.778 K

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

O que é maior a galaxia ou o universo? O universo é como o recipiente gigante de todas as galáxias.

Vênus

O planeta recebeu esse nome em homenagem à Vênus, a deusa romana da beleza e do amor. Vênus pode ser visto da Terra sem o auxílio de equipamentos. É o planeta mais quente, apesar de não ser o mais próximo do Sol.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

O Ponto Nemo é, sem dúvidas, o local mais distante de qualquer porção de qualquer continente ou até mesmo ilha da Terra. Também chamado "polo de inacessibilidade do Pacífico”, ele está localizado a mais de 2.866 km de um grupo de ilhas também remotas.

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

Qual é a estrela mais quente da Galáxia? A estrela mais quente conhecida, a WR 102, encontra-se na constelação de Sagitário e sua temperatura conta com 210.000 graus Kelvin. Até agora, os cientistas encontraram quase 100 estrelas semelhantes na Via Láctea.

A estrela com luz mais fraca conhecida atualmente é a anã vermelha 2MASS J0523-1403.

há um epíteto que dificilmente poderia ser roubado de Plutão: o de corpo celeste mais romântico, pelo menos no que se refere às nossas imediações. As incríveis características de Plutão vieram a tona juntamente com as primeiras informações enviadas pela sonda New Horizons da NASA, em julho de 2015.