Qual é o maior medo do mundo?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O maior medo de todas as pessoas é o medo da morte. Para as pessoas com filhos, ele é transferido para a morte ou doença dos filhos (atinge 77% dos entrevistados). O segundo maior medo é de sofrer violência (física ou emocional), com 66% das menções.

O medo mais comum de todos é a aracnofobia, que é o medo de aranhas. Ela se manifesta como uma angústia que a pessoa sente ao imaginar que tem uma aranha perto dela, ao ver um vídeo de uma aranha ou ao ver uma foto de uma aranha. Esse é, de longe, o medo mais comum entre os tipos de medo que as pessoas podem ter!

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

Os 6 principais medos dos homens

  • 1 – Não ganhar dinheiro suficiente. Foi-se a época em que a responsabilidade pela manutenção financeira da casa era exclusivamente do homem. ...
  • 2 – Perder o emprego. ...
  • 3 – Envelhecer. ...
  • 4 – Perder a saúde. ...
  • 5 – Não satisfazer sexualmente sua companheira. ...
  • 6 – Não ser um bom pai.

transtorno de ansiedade social

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas.

Saphi

  1. Medo da pobreza. .
  2. Medo da velhice. .
  3. Medo de problemas de saúde. .
  4. Medo da perda de amor. .
  5. Medo da crítica. .
  6. Medo da morte.

73,3% dos adolescentes temem por sua segurança, o mesmo percentual teme o desemprego, 46,7 % temem passar fome, 55,6% temem ainda outra separação do país, 53,3% temem por seu futuro e 20% dos adolescentes mencionaram o siste- ma de valores errados como um de seus maiores receios.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

No ano 2000 a. C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano.

Ecbatana teria sido fundada por volta de 678 a.C mas seus primórdios podem remontar a 2.000 a.C, com a união das vilas é que teria dado origem a grandiosas cidades dos medos. Hoje é Hamadan, situada a 300 Km a sudoeste de Teerã , na Irã.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Glossofobia: medo de falar em público.

O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Muito frequente também é o medo do afogamento, esse racional, desenvolvido por pessoas que não sabem nadar.

Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.