Qual é o maior peixe que existe no mundo?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

tubarão-baleia

O maior peixe conhecido é do tipo cartilaginoso, o tubarão-baleia, que chega a passar de 30 toneladas.

Investigadores da Associação Naturalista do Atlântico e da Universidade dos Açores trouxeram o peixe, para terra com o intuito de pesá-lo e medi-lo. O animal pesa quase 3 toneladas e mede 3,25 metros de comprimento por 3,59 metros de altura.

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

Peixe-mandarim
Sendo um peixe tropical de pequeno porte, prefere aparecer à noite, quando está na hora de acasalar. Suas cores mais comuns são em tons de azul, mas ele também pode ser encontrado em padrões de amarelo, laranja, verde e roxo — o que dá ao peixe-mandarim o título de peixe mais bonito do mundo.

Pescado mede 97 centímetros e deve entrar para a lista de recordes mundial. O recorde já foi homologado por órgão nacional. O pescador esportista, Eduardo Monteiro, pescou um “trairão”, espécie de peixe de água doce conhecida no Pará, Amazonas e Mato Grosso, de 97 centímetros e 29 lbs, que é a medida de peso utilizada.

1- Pirarucu
Esse peixe, como falado antes, mede aproximadamente 2,5 metros e pesa até 200kg. Ademais, pode ser encontrado na bacia Amazônica, tem o costume de nadar em águas rasas e se alimenta de outras espécies que vivem na água, como outros peixes e até mesmo tartarugas.

1. Pirarucu. Podendo atingir até 3 m e até 220 kg, os pirarucus são os maiores peixes do Brasil e também os maiores de água doce do mundo. Podem ser encontrados nos rios da bacia Amazônica, geralmente em águas calmas e rasas e se alimentam de peixes como cascudo, pescada e tucunaré.

Paraná: O estado mantém a posição de líder absoluto da produção de peixes no país. A tilápia, aliás, representa cerca de 90% da piscicultura paranaense, produzida em sua maior parte em viveiros escavados.

Paedocypris progenetica

Cientistas anunciam o descobrimento do menor peixe do mundo, com apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto! Ele vive em pântanos na ilha de Sumatra, na Indonésia, tem o nome científico de Paedocypris progenetica, e gosta mesmo é de águas ácidas, 100 vezes mais do que o normal para a região!

esturjão-beluga

Também conhecido como esturjão-beluga ou Huso Huso, ele é natural dos mares Cáspio e Negro e pode ser encontrado com facilidade em rios de países da América do Norte, da Rússia e da Ucrânia. O que faz com que a espécie seja o maior peixe do mundo é seu incrível comprimento, que chega a medir mais de 6 metros e meio.

Um morador de Bauru (SP) conseguiu fisgar o "maior peixe de sua vida" durante uma pescaria no Rio Juruena, na divisa dos estados do Mato Grosso, Amazonas e Pará. Segundo Fernando Fabian, o peixe é da espécie piraíba e pesava 100 kg.

O Piraíba é o maior peixe de couro da Bacia Amazônica, podendo alcançar 3 m de comprimento e 150 Kg de peso. Possui corpo roliço, cabeça deprimida, com os olhos pequenos e situados no seu topo.

As piranhas são famosas por devorar carne, de pequenos insetos até mamíferos muito maiores que elas, mas também se alimentam de sementes e outros materiais vegetais. Na verdade, há espécies que são vegetarianas. Entre as onívoras se destaca a piranha de barriga vermelha, uma das mais vorazes e insaciáveis.

De acordo com o Guinness Book, os bagres-gigantes do Rio Mekong são os maiores peixes de água doce do mundo. O recorde, até o momento, é o de um peixe de 293 quilos, pescado na Tailândia em 2005.

O critério de ser assustador é subjetivo e pessoal, mas uma das espécies mais feias e aparentemente ameaçadoras é o peixe pescador ou diabo marinho (Lophius piscatorius).

1. Peixe-mandarim. O peixe-mandarim (Callionymidae mandarim), também chamado de dragão-mandarim ou dragonete, é um dos peixes mais bonitos do mundo. Ele conta com espécies de penas como nadadeiras e cores tão vibrantes que se parecem com espécies fosforescentes.

Traíra Inteira S/ Espinhas – R$ 44,90 Kg.

O pescador esportivo Eduardo Monteiro capturou no dia 5 de junho um “Trairão”, um gênero de peixe carnívoro de água doce, de 97 centímetros no Rio Curuá, em Novo Progresso, no Pará. Com o feito, Monteiro conquistou o recorde brasileiro e estadual da BGFA Recordes, órgão brasileiro.