Qual é o maior peixe do mar?

Perguntado por: ubrites5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Entre as 24 mil espécies avaliadas de peixes, o tubarão-baleia é o vencedor! Apesar de conter o nome “baleia”, ele não é mamífero, nem se parece com essa grandona. O maior peixe do mundo tem um nome científico bem específico: Rhincodon typus.

Uma arraia de água doce gigante de 300 kg, temporariamente removida da água para ser pesada, é o maior peixe de água doce já registrado.

1. Pirarucu. Podendo atingir até 3 m e até 220 kg, os pirarucus são os maiores peixes do Brasil e também os maiores de água doce do mundo. Podem ser encontrados nos rios da bacia Amazônica, geralmente em águas calmas e rasas e se alimentam de peixes como cascudo, pescada e tucunaré.

Cientistas anunciam o descobrimento do menor peixe do mundo, com apenas 7,9 mm de comprimento quando adulto! Ele vive em pântanos na ilha de Sumatra, na Indonésia, tem o nome científico de Paedocypris progenetica, e gosta mesmo é de águas ácidas, 100 vezes mais do que o normal para a região!

E um deles é o recorde do menor peixe pescado no Brasil. Trata-se de um exemplar de saragui com 0,450 g, pescado no Rio Unini, em 2005. O saragui (Chalceus macrolepidotus) é um peixe ornamental encontrado na Amazônia.

Peixe-mandarim
Sendo um peixe tropical de pequeno porte, prefere aparecer à noite, quando está na hora de acasalar. Suas cores mais comuns são em tons de azul, mas ele também pode ser encontrado em padrões de amarelo, laranja, verde e roxo — o que dá ao peixe-mandarim o título de peixe mais bonito do mundo.

peixe-mão-de-rosa

AUSTRALIA — Considerado o mais raro do mundo, o peixe-mão-de-rosa, nativo apenas da Austrália foi avistado pela primeira vez em 22 anos na costa da Tasmânia. O animal é considerado "extremamente ameaçado de extinção".

Tilápia. A tilápia é a mais famosa do Brasil! Seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias.

O peixe Bicuda é uma das espécies mais difíceis de se pescar, porque é um verdadeiro acrobata. Para caçar e fugir de predadores, o Bicuda dá saltos altos, se movimenta com extrema rapidez e enfrenta o seu oponente.

Muitas vezes, quando ouvimos falar de tubarões, logo pensamos no ambiente marinho. No entanto, podemos encontrar espécies em ambientes de água doce, como Glyphis spp. e Carcharhinus leucas, ambos da família Carcharhinidae.

A espécie de peixe mais pesada do mundo é o tubarão-baleia (Rhincodon typus), de acordo com o Guinness World Records, com o mais pesado tendo sido encontrado no Paquistão em 1949, pesando 21,5 toneladas.

Alguns peixes apresentam essa característica com mais veemência, casos das carpas e curimbas, porém, traíras, tilápias e peixes redondos como o pacu e o tambaqui, também podem apresentar. Essa reação é a mesma que nos faz perceber o cheiro de terra molhada quando chove.

A barracuda é um dos peixes carnívoros mais conhecidos em todo o mundo, e não é para menos.

bluefin

O bluefin, também conhecido como atum-rabilho ou atum azul, é considerado o peixe mais caro do mundo. Extremamente disputado pelos mais exigentes amantes da culinária que envolve peixes e frutos do mar, o bluefin é saboroso, dono de um sabor único dentre os pescados mais tradicionais e consumidos em todo o mundo.

Outro fator que faz com que os peixes não sejam considerados frutos do mar tem relação com o fato de que o peixe é um animal vertebrado, ou seja, tem coluna vertebral e encéfalo. Os animais considerados frutos do mar de fato, como a ostra, o mexilhão, o camarão, a lula e o polvo, por exemplo, são invertebrados.

Filé de Panga (Pangasius)
Não tem espinhas, é vendido limpo e em filés. É muito versátil na cozinha, por ser um bom peixe para fritar, ser assado, na grelha ou no forno, empanado, cozido, ao molho, como molho branco, por exemplo, e etc.

Os participantes do projeto estimam que existam cerca de 210 mil espécies conhecidas de vida marinha, mas que o número total deve ser dez vezes maior.

Paraná: O estado mantém a posição de líder absoluto da produção de peixes no país. A tilápia, aliás, representa cerca de 90% da piscicultura paranaense, produzida em sua maior parte em viveiros escavados.

O estado do Paraná é o líder nacional de produção de peixes, com 172.000 toneladas em 2020 contra 154.200 toneladas no ano anterior.

1. Rio Paraguai. O pantanal é o destino favorito de muitos pescadores e este rio é considerado o principal dessa região. O rio Paraguai nasce no Mato Grosso e segue até o Mato Grosso do Sul, desaguando no rio Paraná.

O critério de ser assustador é subjetivo e pessoal, mas uma das espécies mais feias e aparentemente ameaçadoras é o peixe pescador ou diabo marinho (Lophius piscatorius).