Qual é o mecanismo mais importante para o dobramento do embrião?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal. A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento.

Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Os dobramentos acontecem com maior freqüência em áreas onde ocorre formação geológica sedimentar. Surgem a partir de pressões exercidas por placas litosféricas que se movem no sentido horizontal, essa força provoca o enrugamento do relevo.

Qual das alternativas seguinte descreve corretamente o mecanismo mais importante para o dobramento do embrião: CERTO O crescimento celular diferencial dos tecidos é o principal responsável pelo dobramento do embrião 9 A localização do osso esponjoso e do osso compacto varia de acordo com o formato do osso.

Do óvulo ao embrião
Primeiro, o zigoto se torna uma esfera sólida de células. Então se torna uma esfera oca de células, chamada blastocisto. Dentro do útero, o blastocisto implanta-se na parede uterina, onde se transforma em um embrião ligado a uma placenta e rodeado por membranas cheias de líquido.

A fecundação é o marco inicial do desenvolvimento embrionário. No momento exato em que o espermatozoide se une ao óvulo, a soma dos cromossomos maternos e paternos dá origem a um embrião unicelular. O processo completo da fertilização dura em torno de 24 horas e envolve uma sequência de etapas.

A neurulação é induzida pela formação da notocorda, ocorre no ectoderma, e resulta na formação do tubo neural e de pares de cristas neurais, dando início a formação do sistema nervoso central.

Involução. É um tipo de movimento de migração celular que ocorre durante o estágio de gastrula. É caracterizado pela expansão de uma camada celular para o interior do embrião através do blastóporo, de modo que a camada celular em expansão está em contato direto com a camada de células que o reveste internamente.

O desenvolvimento do embrião humano começa com a formação do zigoto, que após passar por muitas divisões celulares (mitoses), as clivagens, vai se fixar nas paredes do útero (nidação).

A implantação embrionária é o evento que marca o início da gravidez em si. Também chamada de nidação ou fixação, a implantação embrionária deve acontecer entre 5 e 7 dias após a fusão dos pronúcleos dos gametas masculino e feminino, tanto na concepção natural quanto na reprodução assistida.

coração

O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.

No Período Embrionário (4ª a 8ª semana da gestação), ocorre a formação dos primórdios das principais estruturas, onde o embrião é mais susceptível a Agentes Teratógenos (agentes causadores de malformações congênitas).

O primeiro método de estudo utilizado na observação das diversas fases do desenvolvimento embrionário foi o morfológico.

São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest. Sob o ponto de vista do tempo geológico, os dobramentos modernos são considerados de origem recente, com cerca de 250 milhões de anos desde o início de sua formação.

Os testes de dobramento podem ser classificados em tres grupos: dobramento guiado, dobramento semiguiado e dobramento livre. Na literatura há sobreposição das denominações de dobramento guiado e semiguiado. Em qualquer um dos casos o dobramento é efetuado com o auxílio de prensa hidráulica ou equipamento similar.

Características principais:
São as áreas mais elevadas do mundo. - Apresentam instabilidade tectônica, possibilidade elevada de abalos sísmicos (terremotos). - Presença de minerais (metálicos e não metálicos) no terreno que foi elevado. - Relevo que teve baixa ação do processo de erosão, em função de serem recentes.