Qual é o mecanismo de defesa utilizado por polvos e lulas?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

Para começar, a lula têm um corpo alongado, em forma de tubo, já o do polvo é mais arredondado. Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.

“As lulas e os demais cefalópodes entram na fase reprodutiva no fim do ciclo de vida. Durante a cópula, os machos transferem seus gametas para as fêmeas por meio de um braço modificado conhecido como hectocótilo”, disse Marian.

Polvos podem mudar de cor e forma. Quando um macho agressivo se prepara para atacar, geralmente adota uma cor mais escura, sobe do fundo do mar e estica os tentáculos para aumentar seu tamanho. Às vezes, ele levanta a sua capa, ou seja, a parte traseira do corpo, acima da cabeça.

Outro especialista ouvido pelo jornal disse que a atitude do polvo não foi um ataque propriamente dito, mas um aviso de "recue". "Os polvos avançam ou disparam o braço quando sentem que um peixe, outro polvo ou um ser humano estão em seu espaço.

Existem dois tipos de mimetismo: batesiano e mülleriano.

Os polvos, por exemplo, possuem cromatóforos, que são células especializadas na mudança de cor e que permitem ao organismo modificar e adquirir a coloração do ambiente.

A mudança de cor nos polvos acontece habitualmente como camuflagem e resulta de uma reação do sistema nervoso face a situações de perigo, como uma reação de alerta.

Enquanto um lado da bifurcação deu origem aos vertebrados, entre eles os mamíferos, com sistema nervoso desenvolvido e grande número de neurônios, outro acabou nos artrópodes e moluscos – dentre eles apenas os cefalópodes com capacidades cognitivas mais avançadas, o polvo como o mais inteligente deles.

Enquanto o polvo tem uma consistência e maciez maior, por exemplo, a lula é mais elástica. Já quando o assunto é sabor, a lula contém mais leveza, ao passo que o polvo tem gosto mais forte e acentuado.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.

Lula Molusco
O resmungão companheiro de trabalho de Bob é um polvo, e não uma lula. Dá para perceber isso pelo formato do seu corpo: mais arredondado, e sem as nadadeiras que as lulas possuem. Mas mesmo para um polvo ele está errado: os polvos têm oito braços e não seis, como no desenho.

Polvo exibindo as ventosas de seus braços. Ao centro dos braços, abaixo da cabeça encontra-se sua boca. Fonte: damn_unique/Flickr (CC BY-SA 2.0). Outro truque fantástico para despistar predadores é a sua capacidade de liberar uma densa nuvem de tinta preta na água.

O "polvo cobertor" é um dos animais mais raros de se encontrar nos oceanos.

Normalmente o polvo alimenta-se de caranguejos, camarões e de pequenos moluscos. Mas não pense que o polvo só caça. Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia.

Os polvos são predados pelas moreias, tubarões, raias, alguns peixes grandes, mamíferos marinhos, pássaros e seres humanos.

Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.

O “polvo do humor” é uma pelúcia adorável e reversível. Em uma face ele apresenta uma emoção e, ao virar do avesso, ele muda de cor, demonstrando outro sentimento. Inicialmente, apareceu como um presente entre casais, que usam o polvo para demonstrar como estão se sentindo, buscando evitar conflitos.

Esses animais com três corações crescem rápido e passam a viver perto do fundo do mar, especialmente em costões, recifes e ambientes muitos esconderijos. Apesar de tudo isso, eles vivem relativamente pouco, no máximo cinco anos.

Entenda a diferença entre eles: Mimetismo: Os seres assemelham-se uns com os outros para obter alguma vantagem. Camuflagem: Os seres assemelham-se com o ambiente em que vivem para se esconderem de predadores ou surpreender as presas.