Qual é o mel mais comum no Brasil?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O mel de laranjeira é considerado por muitos especialistas como o mais saboroso e agrada bastante os consumidores brasileiros. É um mel de coloração clara, tem aroma suave e sabor com leve toque cítrico. É muito produzido em Minas Gerais e São Paulo.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

O mel considerado puro é um alimento natural que não passou por adição de nenhum produto, por processo de aquecimento ou filtragem.

Mel orgânico silvestre, produto alimentício produzido por abelhas Apis melliferas africanas. O Mel é produzido na região da Caatinga e é o mais puro que existe, porque está distante de qualquer monocultura com agrotóxicos.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado: cerca de uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente. – Por ser uma fonte de carboidrato de rápida absorção (frutose e glicose), o mel é uma boa opção de energia para quem treina, podendo ser usado antes e durante o treino.

Mel de melato de bracatinga é uma iguaria produzida principalmente no sul do Brasil e tem propriedades medicinais.

valorizado apesar de ser muito comum no Brasil com mel da abelha Jataí pode chegar facilmente aos 800 850 reais o litro dele.

No Brasil, existem muitas variedades do produto. Mas são 12 os tipos de méis que se destacam por sua peculiaridade, alguns deles são raros e difíceis de encontrar no mercado convencional.

Mel Jandaíra
Esse mel tem o sabor levemente ácido e é utilizado para auxiliar na cicatrização de feridas e outras doenças, principalmente na região nordeste do país.

ou R$ 38,00 com PIX.

A coloração do mel varia de acordo com a florada onde as abelhas buscam o néctar. Se for de laranjeira, o mel é mais claro; se de flores silvestres, o mel é mais escuro. Outra dica: mel cristalizado é bom sinal. “Todo mel, quando bem manipulado, tende a cristalizar”, explica Albano.

Santa Catarina tem o melhor mel do mundo
Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo…

O processo de cristalização do mel é normal e não é motivo de preocupação. Cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar, enquanto o resto é água. É por este motivo que ele é tão durável e é também por isso que ele pode cristalizar.

Estamos falando do mel, que além de agradar o paladar, é tudo de bom do ponto de vista nutricional. Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre.

Por isso, para garantir o sabor, a recomendação é de consumir em até dois anos o mel da abelha com ferrão e em até seis meses o da abelha sem ferrão.