Qual é o melhor óleo para cabelo ressecado?

Perguntado por: nquaresma . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.

Confira, ainda, a dica da nossa especialista: "Alguns ativos são universais para cabelos ressecados, como o D-Pantenol, Óleo de Coco extravirgem, Argan, Rícino, Girassol, Abacate e Amla.

Naturais e livres de substâncias tóxicas, os óleos vegetais para cabelo mantém a hidratação e fortalecem os fios

  • Óleo de rosa mosqueta.
  • 2.2. Óleo de abacate.
  • 2.3. Óleo de rícino (mamona)
  • 2.4. Óleo de ojon.
  • 2.5. Óleo de macaúba.
  • 2.6. Óleo de amêndoas doces.
  • 2.7. Óleo de copaíba.
  • 2.8. Óleo de café verde.

O cabelo fica ressecado quando passa a absorver menos umidade e lipídios por causa das situações a que são expostos: calor em excesso, abuso de secador e chapinha, procedimentos químicos, cloro. Com isso, os fios passam a apresentar sinais de que estão ressecados, ficando opacos, com frizz e pontas secas.

Muitas vezes, os cabelos ressecados são resultado da exposição a fatores externos (como piscinas com cloro e água do mar), da realização de tratamentos capilares (como a aplicação de tintura, por exemplo) e também da falta de hidratação no cabelo.

Quando usar: o óleo capilar pode ser aplicado tanto nos fios úmidos quanto secos. No caso dos fios ressecados, vale usar esse produtinho logo após a lavagem e, depois, ao longo do dia quando as madeixas estiverem secas.

Aplique nos cabelos secos e sujos, massageie por 20 minutos, mas não aplique no couro cabeludo. Em seguida, lave os fios com o shampoo, seus cabelos ficarão mais nutridos e hidratados”, revela. Óleo capilar para cabelos volumosos e com frizz. Controla e impermeabiliza instantaneamente os fios.

Pode passar o óleo no cabelo seco mesmo, em todos os fios, da raiz até as pontas.

  1. A hidratação com babosa é ideal para o cabelo seco. ...
  2. Fazer nutrição ajuda no controle do frizz e dá brilho. ...
  3. Não use água quente para lavar os cabelos. ...
  4. Use um shampoo para cabelo seco com ação hidratante. ...
  5. Sempre use um creme para pentear com filtro UV. ...
  6. Use uma fronha ou touca de cetim para dormir.

5 cuidados diários para evitar cabelos ressecados e quebradiços

  1. Use condicionador nas pontas;
  2. Não lave o cabelo com água muito quente – prefira morna ou fria;
  3. Corte as pontas com frequência;
  4. Use cremes de pentear para desembaraçar os fios;
  5. Evite ferramentas de calor ou use sempre um protetor térmico.

O creme de pentear ajuda a desembaraçar e hidratar os fios, além de controlar o volume, reduzir o frizz e minimizar os danos do dia a dia. Já os óleos capilares dão mais brilho, tratam as pontas ressecadas e também são uma ótima escolha para diminuir o frizz.

A regra de ouro é nunca deixar o óleo para cabelo chegar perto da raiz. Seja na hora da finalização, para preparar o cabelo antes de um penteado ou, até mesmo, para fazer umectação: o óleo para cabelo deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas das madeixas.

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.

O processo pode durar alguns meses - ou até um pouco mais -, mas ao final desse tempo o seu cabelo vai recuperar a textura de antes da química.

Algumas opções de tratamentos naturais para cabelos secos são:

  1. Óleo de coco. Um ótimo tratamento natural para cabelo seco é o óleo de coco, pois ele tem gordura, vitamina E e óleos essenciais que hidratam e conferem brilho ao cabelo, fortalecendo-o. ...
  2. Óleo de Argan. ...
  3. Suco de uva. ...
  4. Máscara caseira de abacate.