Qual é o menor cobra do mundo?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Leptotyphlops carlae têm menos de 10 centímetros de comprimentoA menor espécie de serpente do mundo foi descoberta no Caribe. É tão pequena que exemplares adultos têm menos de 10 centímetros de comprimento. Fina como um fio de espaguete, ao se enrolar cabe, com folga, sobre uma moeda.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Se alimentam principalmente de larvas de formigas e cupins.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva. A coloração varia do branco ao bege-claro. Mas como vive nos subterrâneos, o corpo também fica amarelado, em virtude da pigmentação do solo.

Sua extinção se deu por conta das mudanças climáticas, principalmente o resfriamento da Terra, já que elas dependiam do sol para se manter aquecidas.

A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália.

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Em alguns lugares existem, ou são muito raras cobras venenosas, tais como em locais frios (Alasca, Islândia) e outros (Irlanda, Hawaii, Madagascar, Nova Zelândia) temperado ou quente.

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica a 35 km do litoral de São Paulo, entre as cidades de Itanhaém e Peruíbe. O arquipélago é conhecido mundialmente por suas lendas e pela grande quantidade de serpentes que lá habitam.

A Ilha de Shedao, na China, possui uma das maiores concentrações de cobras venenosas do mundo.

Quando estão em cativeiro, sua fonte de alimento mais saudável são camundongos ou ratos vivos, congelados e descongelados. Você pode criar a sua própria presa para sua cobra ou comprá-la em uma loja de animais.

Na lista das predadoras de serpentes também está o anu-branco, que não é um rapinante”, diz. O levantamento indica ainda quais aves são capazes de predar serpentes peçonhentas. “O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

2) Uma serpente pode picar dentro da água
Outras acreditam que ela deixa seu veneno em uma folha para atravessar um rio ou lagoa. Nada disso é verdade.

Matar cobras é crime ambiental e a recomendação é chamar os bombeiros.