Qual é o menor poema brasileiro?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

É aquela que Oswald de Andrade publicou no fim dos anos 20, com o título “Amor” seguido por uma palavra-poema, “Humor”. Humor.” Há poemas curtos de todo tipo, muitos dos quais tratam do mesmo tema de Oswald.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

Maabárata

vocÊ sabe qual É o maior poema do mundo? O maior poema do mundo é seguramente o Maabárata. Este poema Contém cerca de 7000 páginas: nelas estão perto de 220000 versos distribuidos em 18 cantos ou capítulos (parva).

a "Epopeia de Gilgamesh

Gilgamesh, a epopeia que vem da Mesoptâmia
O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.

Soneto de Fidelidade

1. Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes. Um dos mais famosos poemas de amor da literatura brasileira é o queridinho de muitos apaixonados ao longo de gerações.

HOMERO

6 • HOMERO. Há divergências até sobre se ele existiu de fato. Mas ainda assim é considerado o primeiro poeta da história, por ter registrado histórias até então contadas apenas oralmente.

São eles: “A Máquina do Mundo”, “Procura da Poesia”, “Áporo” e “Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade; “O Cão Sem Plumas”, “Tecendo a Manhã” e “Uma Faca Só Lâmina”, de João Cabral de Melo Neto; “Invenção de Orfeu”, de Jorge de Lima; “O Inferno de Wall Street”, de Sousândrade; “Marília de Dirceu”, de Tomás ...

De mim não saberás como te adoro; Não te direi jamais, Se te amo, e como, e a quanto extremo chega Esta paixão voraz! Se andas, sou o eco dos teus passos; Da tua voz, se falas; o murmúrio saudoso que responde Ao suspiro que exalas.

Gonçalves Dias

Biografia de Gonçalves Dias
Gonçalves Dias foi o maior poeta da primeira geração romântica brasileira.

Camões - Poesia épica: Os lusíadas, o maior poema épico da língua portuguesa.

Até sua morte em outubro de 2016, o rei Bhumibol era o monarca vivo mais longevo. Ele reinou por 70 anos e 126 dias, de 9 de junho de 1947 a 13 de outubro de 2016, e viu um total de 30 primeiros-ministros.

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

A Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

Os dados mais reveladores correspondem aos jovens e adolescentes entre 11 e 17 anos de idade que têm a Poesia como o gênero mais lido, enquanto que o percentual mais baixo (15%) está entre os leitores de 50 a 59, havendo uma ligeira recuperação (30%) dos 60 aos 69 anos.

O “Soneto de Arvers” foi escrito em 1831 e publicado em 1833 e traduzido milhares de vezes para os mais diversos idiomas, inclusive para o Esperanto.

Crítico feroz da igreja católica e dos costumes, Gregório de Matos teve a coragem de fazer poemas quase eróticos e de questionar o catolicismo na época em que a Inquisição mandava homens e mulheres para a fogueira.

Maria Firmina dos Reis

Sra. D. Maria Firmina dos Reis, professora pública em Guimarães”. Foi assim, por meio de uma simples nota, que a cidade de São Luís conheceu Maria Firmina dos Reis – considerada a primeira escritora brasileira, pioneira na crítica antiescravista da nossa literatura.

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.