Qual é o nome da cobra vermelha da cabeça preta?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

falsa coral

Uma dessas raridades é a Apostolepis sanctaeritae, uma cobra vermelha com a cabeça branca e preta, popularmente conhecida como “falsa coral“. “É uma espécie muito rara, muito pouco comum em todos os estudos.

Considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala.

Tantilla melanocephala

Cobra-de-cabeça-preta (Tantilla melanocephala) - FAUNA DIGITAL DO RIO GRANDE DO SUL.

cobra-coral

De cores vivas, os anéis vermelho, preto e branco tornam a cobra-coral uma das serpentes mais conhecidas. A dificuldade para se camuflar dificulta os acidentes com a espécie, ponto positivo já que o veneno é um dos mais ativos no ser humano.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

A falsa coral é encontrada amplamente no Brasil, sendo a Erythrolamprus aesculapii uma das 52 espécies não peçonhentas com padrões da serpente coral, ou então de coloração vermelha, por isso são denominadas falsas. Comum em diferentes regiões do país, a falsa coral apresenta hábitos noturnos e terrícolas.

Matar cobra é crime ambiental”, ressaltou.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

De acordo com a lista da Sociedade Brasileira de Herpetologia, no Brasil existem 45 espécies de cobras-corais verdadeiras, distribuídas entre dois gêneros – Micrurus e Leptomicrurus – e cada uma delas possui um padrão de cor específico.

As muçuranas são endêmicas da América do Sul e, por aqui, são encontradas nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.