Qual é o número do CID de osteopenia?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O diagnóstico de osteopenia é feito com base no resultado da densitometria óssea. Se o resultado do exame mostrar que você tem uma densidade mineral óssea abaixo do normal, você será diagnosticado com osteopenia. O CID 10 para osteopenia é M85.8 e o CID para osteopenia é M85.

Ao contrário da osteoporose, a osteopenia não apresenta sintomas clínicos como dores, fraturas frequentes, cifose dorsal ou diminuição da altura. Por isso é importante detectar essa condição o quanto antes e tomar medidas preventivas para que ela não evolua ao ponto de se transformar em algo mais grave.

Toda pessoa que sofre de alguma incapacidade permanente total, terá direito a aposentadoria por invalidez, para os portadores de osteoporose também é possível requerer o benefício, até por que a osteoporose é um fator de risco, pois, qualquer coisa pode aumentar a chance de contrair uma doença.

Em poucas palavras, osteopenia envolve níveis abaixo do normal de densidade óssea, já a osteoporose é considerada mais grave do que a osteopenia porque a extensão da perda óssea é bem maior.

Quem trata osteopenia? Como a osteopenia é um quadro relacionado ao metabolismo, há mais de um especialista capaz de investigar, diagnosticar e tratar a situação. Esse acompanhamento pode ser feito por endocrinologista, reumatologista, ortopedista e, no caso das mulheres, até mesmo pelo ginecologista.

alimentos perigosos para quem tem osteoporose:

  • Sal em excesso. O consumo excessivo de sal pode fazer o corpo liberar cálcio, o que é prejudicial aos ossos, pois os enfraquece com o tempo. ...
  • Álcool. Beber em excesso pode causar a perda de massa óssea. ...
  • Cafeína. ...
  • Farelo de trigo. ...
  • Feijões. ...
  • Carnes em excesso.

Deve ser evitado em pessoas que tenham osteoporose ou osteopenia, pois o café “rouba” o cálcio. O café pode causar insônia e irritabilidade.

Caminhada
Pacientes com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias. A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, e também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e de fraturas.

A densitometria óssea é um exame importante para diagnosticar a osteoporose e a osteopenia e, assim, iniciar o tratamento o mais rápido possível.

A osteopenia é caracterizada pela perda precoce de densidade óssea, o que torna os ossos mais fracos. Se não for tratada de forma adequada, pode evoluir para osteoporose, que é um problema mais grave, em que os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.

Carbonato de Cálcio + Vitamina D3.

CID M54.5 – Dor lombar baixa é uma algia na região inferior da coluna vertebral, conhecida como lombalgia. É subcategoria de CID M54 – Dorsalgia. De acordo com o DATASUS, este código CID abrange dor lombar e lumbago SOE (sem outra especificação).

Quem tem direito? Pessoas com deficiência física ou debilidades que são ou querem ser condutoras de automóveis. Há cerca de 70 doenças elegíveis para o direito à isenção do imposto. Entre elas estão: AVC, LER, hérnia de disco, osteoporose, hepatite, diabetes, artrite e artrose.

2: Transtorno do menisco devido a ruptura ou lesão antiga. M23. 3: Outros transtornos do menisco.