Qual é o objetivo da teoria econômica?

Perguntado por: dfernandes6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Entende-se que a teoria econômica procura respostas para os eventos econômicos do mundo real, buscando as causas de certos efeitos, a fim de estabelecer relações entre as variáveis.

Entre as escolas mais populares dentro da economia estão o mercantilismo, a economia clássica, o marxismo, a economia neoclássica, a escola keynesiana e o neoliberalismo. Conheça um pouco de cada uma dessas teorias econômicas.

Como comentado, estudar economia é útil porque ajuda você a compreender o cenário econômico. Assim, terá mais ciência se alguma área corre o risco de piorar ou se tem chances de ganhos extraordinários. Dessa forma, você pode analisar as opções e ver oportunidades, além de pensar no melhor momento para agir.

Macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a ação e influência de atores globais como as empresas, conglomerados e países na economia mundial. Para realizar suas análises, a Macroeconomia utiliza os indicadores econômicos globais como o PBI, o PNB, entre outros.

Adam Smith: conheça o pai da economia moderna.

Veja, a seguir, quais são os tipos de economia de mercado existentes e como funciona cada um deles.

  • Economia Mundial. ...
  • Economia Mista. ...
  • Economia do Desenvolvimento. ...
  • Economia Política. ...
  • Economia Industrial.

Como funciona a economia? Na economia, os bancos, o governo, as famílias e as empresas desempenham papeis fundamentais por meio da realização de transações econômicas trocando dinheiro ou crédito por bens, serviços ou ativos financeiros.

O problema fundamental da economia: é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como lei da escassez.

Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

A Economia pode ser dividida em duas grandes áreas: a macroeconomia, que está relacionada a cenários econômicos mais amplos, envolvendo sistemas econômicos nacionais e internacionais, e a microeconomia, que se preocupa com questões mais específicas, como problemas econômicos empresariais, industriais e de investidores ...

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

A Socioeconomia é a ciência social que estuda como a relação entre os fatores sociais e econômicos afetam a sociedade. De forma resumida, analisa como as sociedades progridem, estagnam ou regridem influenciadas por sua economia local ou regional, ou da economia global.

Caldwell (2012) enfatiza que a história do pensamento econômico (HPE) como disciplina é extremamente importante porque possibilita, dentre outras coisas, o contato com ideias originais, o desenvolvimento do pensamento crítico e a exposição a visões alternativas ao mainstream.

1 - ORIGENS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A Economia surgiu como ciência através de Adam Smith (1723-1790), considerado o pai da Economia Política. Sua obra, A Riqueza das Nações, publicada em 1776, constituiu um marco na história do pensamento econômico.

Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.

A seguir, as principais escolas do pensamento econômico: clássica, marxista, neoclássica e keynesiana.

Economia do Brasil Atual
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

Todos os elementos de um sistema econômico não são apenas pessoas, mas sim fatores de produção: Trabalho, capital e recursos naturais. Define-se um sistema econômico como sendo a forma política, social e econômica pela qual organiza-se uma sociedade.

Produção de bens e serviços, taxas de inflação, taxas de desemprego, poupança, consumo, investimentos e governo. É a economia das cidades, nações, dos grandes sistemas econômicos. É ela que estuda e propõe soluções, por exemplo, para situações de desemprego em massa, ou grandes crises de um dado mercado.

O crescimento econômico ocorre em momentos de aumento do consumo e produção de bens e serviços. Tal aumento pode ser mensurado através de indicadores financeiros, como o Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB). Como, por exemplo, o aumento da renda, a redução do desemprego ou o aumento do consumo.

Conheça as atividades econômicas do Brasil: setor primário, secudário e terciário

  1. Setor primário. (Fonte: Shutterstock) ...
  2. Setor secundário. (Fonte: Shutterstock) ...
  3. Setor terciário. (Fonte: Shutterstock) ...
  4. Importação e exportação. (Fonte: Shutterstock) ...
  5. Parceria e desenvolvimento. (Fonte: Shutterstock)