Qual é o osso da canela?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A tíbia e fíbula são os ossos da perna, que formam a parte do corpo popularmente conhecida como “canela”.

A fíbula é um osso da perna fino e cilíndrico, que se localiza na sua região posterior. Este osso se encontra junto a outro osso longo, a tíbia.

Isso pode ocorrer devido ao enfraquecimento desses músculos. E é de origem óssea quando ocorre a inflamação da membrana (periósteo) que reveste o osso da canela. Isso pode ocasionar dores tanto no momento da corrida quanto em atividades corriqueiras como subir e descer escadas ou até mesmo ao caminhar.

Causas de fratura da tíbia
Ocorrem devido colisões de alta energia, como um acidente de automóvel ou motocicleta, são causas comuns de fraturas da tíbia diafisárias. Em casos como estes, o osso pode ser quebrado em vários pedaços (fratura cominutiva).

O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do pé. A porção anterior é composta pelos ossos cuboide, navicular, cuneiformes (sendo estes medial, intermédio e lateral). O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula.

A canela é o osso mais longo e espesso da perna, localizado entre os pés e os joelhos. Anatomicamente, é chamada de “tíbia”, e, exceto pelo fêmur, é reconhecida como o maior osso do corpo que suporta peso.

O músculo que se aloja na porção anterior da perna é chamado de tibial anterior. Ele é responsável por elevar o pé na corrida (fazendo um movimento de flexão do tornozelo).

São eles:

  • Fêmur, localizado na coxa;
  • Patela, tíbia e fíbula, localizados na perna;
  • Ossos tarsais (7), localizados na parte superior e posterior do pé;
  • Ossos metatarsais (5), localizados na região média do pé;
  • Falanges (14), localizados nos dedos do pé.

As dores na tíbia são causadas por edema ou inflamação dos músculos, tendões e da fina camada de tecido que cobre a tíbia. A causa mais comum é a sobrecarga devida a atividades ou treino em demasia, e a consequente falta de tempo ocioso suficiente para que os tecidos se possam curar e recuperar.

Essa dor é causada por uma inflamação nos tendões, músculos e no próprio osso tíbia. De modo geral, a canelite é causada por um uso excessivo da canela e é relativamente comum em atletas que treinam de forma intensa, mas a condição pode afetar até mesmo pacientes que pisam de forma incorreta, por exemplo.

Inicialmente, um dos principais motivos que podem provocar a dor na canela é a falta de alongamento e de aquecimento antes de desenvolver as atividades físicas. Além disso, o problema pode ocorrer se não for feito um descanso apropriado durante a prática dos exercícios.

Você conhece tutano? Tutano é o osso da canela do boi, tanto dianteiro quanto do traseiro. É um tecido gelatinoso que preenche a cavidade do osso. De sabor intenso e bem untuoso.

A canelite é o termo popular usado para se referir à síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite. Trata-se de uma inflamação próxima aos tendões, músculos ou ossos da canela (tíbia). Quais os sintomas da canelite? O principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna.

Como "fortalecer a canela"
Encoste suas costas na parede, flexione os joelhos até próximo aos 90° e tire as pontas dos pés do chão, sem mexer os calcanhares, em poucos segundos você já vai sentir seu músculo sendo estimulado. Procure fazer três séries de 20 a 30 segundos.

Uma fratura do osso da canela pode levar várias semanas para cicatrizar, mas fraturas mais graves ou expostas podem levar vários meses. Se você é diagnosticado com uma fratura do osso da canela, siga as instruções do seu médico.

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia. A porção proximal do osso, o platô tibial, forma a superfície inferior da articulação do joelho.

O tempo de consolidação de uma fratura da tíbia é de cerca de 8 semanas. O fato de você não está conseguindo andar pode estar relacionado a um atraso de consolidação ou alguma outra complicação da própria fratura, procure o seu ortopedista para uma avaliação detalhada.

É formado por cinco diferentes ossos: navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio) e cuneiforme lateral. De todos os ossos do tarso, o cuboide é o que está na posição mais lateral. O osso navicular é de grande importância para movimentar o para fora e para dentro, realizando rotação.

A fíbula se une aos ossos do na lateral do tornozelo pelos ligamentos talofibulares anterior e posterior e pelo ligamento calcaneofibular.

Dentre os ossos tarsais, o calcâneo é o maior. Localiza-se inferiormente ao tálus e é o osso mais posterior do pé. É o osso que forma a região calcânea, conhecida vulgarmente como calcanhar. Ele transfere a maior parte do peso do corpo recebido do tálus para o solo.