Qual e o prato típico do Piauí?

Perguntado por: ocardoso4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

arroz de cuxá

Um dos pratos mais conhecidos e apreciados do Piauí é a famosa "carne de sol com arroz de cuxá". Essa iguaria é composta por carne bovina salgada e seca, acompanhada de arroz de cuxá, que é um tipo de arroz temperado com vinagreira, uma planta típica da região.

O sabor da nossa comida foi estabelecido pelos indígenas, primeiros povos que habitaram esta terra. Naquela época as refeições eram à base de milho, farinha de mandioca, palmito, macaxeira cozida com sal, abóbora, peixes, preás, mel e pimenta da terra.

Gastronomia local
Você pode comer desde carne de sol e torresmo até o melhor dos frutos do mar e peixes frescos. Além dos peixes de rio e do baião de dois, não deixe de comer o famoso caranguejo. Para beber, sempre cajuína, uma bebida doce feita de caju que é patrimônio imaterial do Piauí.

CAJU

CAJU: A fruta que é a cara do Piauí

O Piauí é formado por danças que compõem a cultura do estado e mantém viva a tradição de diversos povos. As mais conhecidas são Balandê Baião, que resgata as origens africanas no interior do estado, e o Cavalo Piancó, que homenageia santos juninos.

O doce da casca de limão azedo é o mais típico do Piauí.

É comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbuca, Reisado, bandolins, rabecas, entre outros. De Norte a Sul do Piauí, o fazer cultural característico do povo piauiense é apresentado de diversas formas.

Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado.

1. Churrasco: um dos principais pratos da culinária da região sul, o churrasco teve origem nos países dos pampas do Sul da América Latina. Hoje, o prato ganhou o gosto do país inteiro e pode ser preparado com diferentes carnes, acompanhado de farofa, pão francês, salada de batata, entre outros.

A mistura de todos esses diferentes ritmos dá origem a uma música genuinamente piauiense, diversificada, que ganha aos poucos destaque frente ao cenário musical nacional. Os ritmos mais utilizados pelas duas bandas são: maracatu, baião, samba, reggae, brega e funk.

arroz de cuxá

Provavelmente o prato mais tradicional da culinária maranhense, o arroz de cuxá é feito com a vinagreira, também conhecida como azedinha.

A banana, mais uma vez, lidera a lista dos produtos mais procurados pelos consumidores e isto independe da safra e preços.

Dentre as várias culturas desenvolvidas ao longo do território piauiense, as de maior destaque são: milho, feijão, arroz, mandioca, algodão, cana-de-açúcar e soja (culturas temporárias), incluindo ainda a produção de manga, laranja, castanha de caju e algodão.

O Piauí é um estado riquíssimo em atrativos para todos os gostos e, além das praias, dunas e lagoas, você também pode conhecer o paraíso das águas doces no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu.

NOMES VARIADOS
Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina. A mexerica atende por vários nomes: bergamota no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.

No que diz respeito à produção de frutas, o Nordeste aparece como uma das principais regiões produtoras do país. Destacam-se, especialmente, o melão, a banana, o abacaxi, a uva e a manga como as frutas mais produzidas na região.

Wolffia

Wolffia é esférica: a menor fruta. Uma dessas frutas pesa cerca de 70 microgramas. Também vale a pena notar que a wolfia esférica também é distinguida pelas flores mais pequenas do mundo entre todas as flores.

19 de outubro é o Dia do Piauí, embora não seja aniversário do estado, é um marco da independência. Há exatos 200 anos, em 19 de outubro de 1822, a então Vila de Parnaíba aderiu à Independência do Brasil, proclamada no mês anterior por Dom Pedro I.

O Piauí é reconhecido por ser um grande polo produtor de artesanato e com destaque para arte em madeira, biojoias, opalas, tecelagem e bordados.

Comidas típicas do Ceará
Comidas típicas como carne de sol, macaxeira, baião de dois, moqueca, entre outros, são obrigatórios para quem visita o estado e quer conhecer mais sobre a gastronomia local.