Qual o prato típico de Pernambuco?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

buchada

A buchada é um dos pratos mais famosos da comida pernambucana, especialmente na região do sertão. Feita com bucho de bode ou carneiro, leva também tripas, picadinho do sangue coagulado e fígado. Outros ingredientes que compõem esta receita são cebola, alho, limão, hortelã e temperos variados.

O patrimônio cultural de Pernambuco compreende tradições ligadas ao Carnaval (troças, clubes e agremiações, caboclinhos), ao São João (bandas de pífanos, bacamartes, comidas de milho), à capoeira e às comunidades indígenas e quilombolas, entre outras.

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

Os turistas que viajam para o Recife têm a oportunidade de adquirir produtos típicos da região, como o bolo de rolo e a castanha de caju, por ótimos preços, além de peças de roupas rendadas, objetos entalhados em madeira ou moldados no barro.

No litoral predomina o tipo climático tropical úmido, quente e úmido; já no interior, o tipo climático presente é o semiárido, quente e seco. As chuvas são sazonais no litoral, muitas vezes formadas por massas de ar frias que conseguem chegar até o território pernambucano, formando chuvas frontais.

frevo

Todo pernambucano e, até brasileiro, conhece o frevo, dança típica pernambucana. Famosa e difundida principalmente no Carnaval, ela surgiu em Pernambuco entre os séculos XIX e XX, sendo instituída primeiro como um ritmo carnavalesco.

A agricultura estadual baseia-se no cultivo de cana-de-açúcar, porém está sendo substituída pelas plantações de rosas, gladíolo e crisântemo, na Zona da Mata; e pela fruticultura irrigada, especialmente na região de Petrolina, onde se produz uva, manga, melancia e banana.

O frevo é uma dança folclórica típica de Pernambuco. Suas características mais marcantes são as roupas e a pequena sombrinha usada na dança, sempre muito coloridas. O frevo é uma manifestação folclórica brasileira típica do estado de Pernambuco, sendo uma das principais manifestações culturais do estado.

Capital mais antiga: A cidade de Recife foi fundada em 1537, sendo a capital Brasileira mais antiga. Maior bloco de Carnaval: O Guinness Book considera o bloco pernambucano “Galo da Madrugada” como o maior bloco de Carnaval do mundo.

MESTRES

  • Barro.
  • Couro.
  • Fibras.
  • Fios.
  • Madeira.
  • Papel.
  • Pedra.

Aberto, atencioso, receptivo. Há quem diga que o povo pernambucano é o verdadeiro diferencial de Pernambuco. Se estiver no ônibus, alguém vai puxar assunto e se oferecer para segurar sua bolsa, durante o trajeto. Ao entrar em uma loja, facilmente você escuta como vocativo um "meu amor" ou um "meu anjo".

O estado tem muitas praias lindas, as mais belas piscinas naturais, uma cultura rica – Recife é considerada a capital do frevo, baião e maracatu – e um povo muito simpático. Então se você tem curiosidade em saber os TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco, esse post é perfeito para você!

É conhecido pelas alcunhas de Leão do Norte, Terra do Frevo e do Maracatu, Terra Abençoada, além de Terra dos Altos Coqueiros, mencionada no hino do estado.

Além disso, no tupi há uma inversão de palavras, em que o possuidor antecede a coisa possuída, como no inglês, por exemplo. Nesse sentido, a Boca de Fernão seria chamada de algo próximo a “Pernão Boca”, ou “Pernambuka”, que, na visão de Ribemboim, teria dado origem ao nome Pernambuco.

Triunfo

Em Pernambuco, uma das cidades frias mais conhecidas é Triunfo, no sertão do estado, próximo à divisa com a Paraíba. Conhecida como “Oásis do Sertão”, ela fica a 1.010 metros de altitude, no Planalto da Borborema, e registra uma temperatura média de 15ºC em julho, mas já marcou um recorde de 11,1º.

de Triunfo é a cidade

O município sertanejo de Triunfo é a cidade mais alta de Pernambuco (1.004 m), e onde localiza-se o segundo ponto mais alto do estado, o pico do Papagaio (1.185 m).

O sentimento de ser pernambucano nasceu 72 anos antes do sentimento de ser brasileiro: há dois séculos, no dia 6 de março de 1817, surgia uma nação chamada Pernambuco.

1. Acarajé Para começar nossa lista de comidas típicas do Nordeste, o acarajé é um clássico de toda viagem para a Bahia. Ele é feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, fritos no azeite de dendê.

Vatapá O vatapá também é uma das comidas típicas do Nordeste mais apreciadas pelo Brasil afora. Esse prato é composto por um creme feito de camarão, farinha de rosca ou fubá, pão, pimenta, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê e amendoim.

frevo

O frevo é um ritmo musical muito conhecido no Brasil. Ele teve a sua origem no Estado de Pernambuco, no final do século 19, como uma expressão popular.

O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.