Qual é o primeiro produtor brasileiro de petróleo é gás?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A principal empresa produtora de petróleo no Brasil é a Petrobras.

Os campos operados pela Petrobras foram responsáveis por 94,2% do petróleo e do gás natural produzidos no Brasil.

FALTAM GASODUTOS
“O motivo principal [para a alta reinjeção no país] é realmente o gargalo de infraestrutura, a falta de rotas de escoamento, de unidades de processamento de gás natural, além dos gasodutos de transporte.

Petrobras

Os campos operados pela Petrobras produzirem 93% do petróleo e gás natural do Brasil. A maior parte do gás natural foi extraído do Rio de Janeiro, estado que concentra 65% das reservas brasileiras privadas do produto. A participação do estado avançou dos 55,8% de 2020 para 64%.

Resumo: O texto analisa as razões de se importar gás natural boliviano. O emprego do carburante importado foi admitido como uma das formas para neutralizar a crise de energia elétrica que o Brasil vem atravessando desde os anos 1990, cujo ápice se deu com o "apagão" de 2001.

EUA e Rússia são responsáveis por 40% da produção mundial.

Há alguma discordância sobre qual país possui as maiores reservas comprovadas de gás natural. Fontes que consideram que a Rússia tem de longe as maiores reservas comprovadas incluem a CIA dos EUA (47.600 quilômetros cúbicos), a Administração de Informação de Energia dos EUA (49.000 km³), e a OPEP (48.810 km³).

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

Os Estados Unidos, a Arábia Saudita e a Rússia lideram essa lista e, em termos relativos, são responsáveis por 40% de todo o petróleo produzido no mundo.

A Venezuela é o país líder em termos de reservas de petróleo, com mais de 303 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície.

A infraestrutura de gás natural no Brasil é modesta, com apenas 9.409 km de gasodutos de transporte (extensão que se mantém praticamente constante desde 2010) atendendo a uma área de 8,5 milhões km2 e uma população de mais de 210 milhões de habitantes.

A Bacia de Santos é hoje a maior produtora de petróleo e gás natural do Brasil – com potencial promissor de crescimento pelos próximos anos.

Edwin Drake

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

Atualmente, contamos com 13 refinarias, distribuídas por todo o território nacional, uma unidade de processamento de xisto, no Paraná, e o Gaslub em fase de obras.

Quem produz gás natural no Brasil? Além da Petrobrás, o País tem cerca de 30 outras empresas que produzem gás natural. Mas a estatal responde pela grande maioria da produção.

O gás natural produzido no Brasil é predominantemente de origem associada ao petróleo e se destina a diversos mercados de consumo, sendo os principais, a geração de energia termelétrica e os segmentos industriais.

A Nacional Gás é uma empresa do grupo Edson Queiroz, holding sediada em Fortaleza (CE) que atua em diferentes negócios como eletrodomésticos (Esmaltec) e bebidas (Minalba).

No primeiro bimestre, o volume de importação de GNL subiu 42%, de acordo com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). No período, os preços subiram 260%. EUA, Bolívia, Qatar, Trinidad e Tobago, Nigéria e Reino Unido são os que mais vendem GNL para o Brasil.

No ano passado, o grupo Ultra, dono da marca Ultragáz, adquiriu a Shellgás e passou a liderar o segmento, com participação de 24,4%.

A economia boliviana está baseada nas indústrias de petróleo e de gás, na mineração, na agropecuária e numa indústria que poderia estar mais desenvolvida e diversificada. É uma economia que explora seus recursos e os exporta. Historicamente a Bolívia dependeu da exportação de zinco, estanho, gás natural e soja.

Segundo o executivo, a Petrobras paga entre US$ 7 e US$ 8 o milhão de BTU pelo gás firme da Bolívia, mas há na Argentina e no Brasil clientes dispostos a pagar até mais que o dobro disso.