Qual é o rei ea rainha no xadrez?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.

DAMA ou RAINHA:
A posição inicial da dama é na coluna d, sendo a branca localizada na casa d1 e a preta na d8. Como orientação, note que a dama fica localizada na mesma cor da peça, isto é, a dama branca fica em uma casa branca e a dama preta em uma casa preta.

dama

A dama (também conhecida por rainha) é a peça mais poderosa, e pode andar quantas casas quiser na horizontal, vertical ou diagonal. Seu movimento pode ser descrito como a combinação do movimento do bispo e da torre.

O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez. Uma vez que não pode ser trocado durante uma partida, ele é considerado uma peça de valor inestimável.

Rainha

Jogadas de xadrez: Valor das peças
A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória.

Posição inicial das Peças: Partindo da fileira do tabuleiro, do lado de cada um dos jogadores, colocamos as peças na seguinte ordem, da esquerda para a direita: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo, torre.

Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.

peão

O peão é a peça mais fraca do xadrez, mas quando atinge a última linha deve obrigatoriamente ser promovido a uma peça da mesma cor.

Rei branco à direita: Na visão do jogador com as peças brancas, ambos os reis devem estar a direita. Já na visão do jogador com as peças pretas, ambos os reis devem estar à esquerda. Casa branca à direita: A casa da direita dos dois jogadores tem que ser branca, ou ser da cor clara.

Após o rei, a dama é a peça mais importante e mais valorizada do xadrez.

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

O Rei

O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo.

O rei é a peça mais importante de cada jogador, embora não a mais poderosa.

Na monarquia, forma de governo vigente no Brasil antes da proclamação da república, o país é governado pelo rei, ou monarca, que exerce a função de chefe de Estado sem limites de poder ou tempo. Não há eleição, o poder decorre da hereditariedade, apenas integrantes da família real podem chegar ao cargo de rei.

Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor. Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita.

Movimentos especiais do xadrez. Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

O rei NUNCA pode fazer um movimento que resulte em um xeque para ele. Peão - O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder.

A rainha se move como a torre e o bispo combinados. A menos que esteja realizando uma captura, o movimento deve terminar em uma casa desocupada e ela não pode pular outras peças. A rainha captura no mesmo caminho em que se move, ocupando a casa da peça adversária.

Maiores Gafes de Enxadristas Iniciantes

  1. Errar o nome das peças. ...
  2. Colocar o rei e a dama nas casas erradas. ...
  3. Tocar uma peça sem ter a intenção de movê-la. ...
  4. Anunciar o xeque. ...
  5. Não abandonar o jogo. ...
  6. Posicionar o tabuleiro de xadrez do lado errado.

Quando o peão chegar ao outro lado do tabuleiro ele não pode se mover mais, uma vez que ele deve sempre mover-se para frente e não para trás. O peão então se torna (é “promovido”) uma rainha, torre, bispo ou cavalo. Esta promoção ocorre como parte do movimento.