Qual é o significado da palavra Nárnia?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Nárnia é um mundo fantástico criado pelo escritor Irlandês Clive Staples Lewis como local narrativo para As Crônicas de Nárnia, uma série de sete livros. O mundo é chamado assim em homenagem ao país de Nárnia, onde acontece a maior parte da história.

Aslam (ou Aslan, em inglês) é um leão falante do mundo de Nárnia, e é considerado a autoridade máxima entre os habitantes do país de Nárnia com os títulos de filho do Imperador de Além-mar e o Grande Leão. É relatado que Aslam é o criador e o destruidor do mundo de Nárnia.

Aslan: significa "leão". Aslan é o nome de um personagem fictício criado pelo autor irlandês C.S.

Há 67 anos, a pequena Lúcia se escondia em um guarda-roupa durante um jogo de esconde-esconde contra os irmãos. Entre jaquetas e casacos, ela acabou encontrando um novo mundo: trata-se de Nárnia, uma terra onde animais falam, um leão é a autoridade máxima e crianças humanas têm o poder de mudar a história.

Como chegar a Nárnia em Mooca de Ônibus, Metrô ou Trem?

  1. Ônibus:3539-104310-104313-105141-10573A-10.
  2. Metrô:LINHA 3.
  3. Trem:SERVIÇO 710.

Neles, a relação mais evidente com o livro sagrado acontece quando Lewis chama os personagens humanos que visitam Nárnia de Filhos de Adão e Filhas de Eva. Dessa forma, é claro para o leitor que as crianças, nos dois livros, são a representação bíblica do homem e da mulher.

Antes da conclusão da construção de Nárnia, os dois libertam Jade, que mais tarde seria a Feiticeira Branca. Ela representa o pecado original que tenta o menino, assim como a serpente e Adão e Eva.

As Crônicas de Nárnia: Ordem Cronológica

  • 1 - O Sobrinho do Mago.
  • 2 - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
  • 3 - O Cavalo e seu Menino.
  • 4 - Príncipe Caspian.
  • 5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada.
  • 6 - A Cadeira de Prata.
  • 7 - A Última Batalha.

Nesse contexto, podemos até mesmo relacionar o nome de Aslan com o do primeiro homem vivente descrito na Bíblia Sagrada, Adan, o que pode ser uma aproximação fonológica para criar ambiguidade5, visto que Aslan representaria Jesus, que, na visão do Cristianismo, veio ao mundo em forma de homem.

O Leão de Nárnia, Aslam, é o único personagem que aparece em todos os sete livros das Crônicas. Ele é o filho do Imperador do Além Mar, é caracterizado como o guardião constante, protetor e ajudante de Nárnia, assim como protetor das crianças do nosso mundo.

“No seu mundo eu também existo, mas lá eu tenho outro nome”. O trecho, repetido à exaustão em páginas nas redes sociais dedicadas ao escritor Clives Staples Lewis (1898 – 1963) revela, sem deixar margem para dúvidas, a alegoria bíblica contida no clássico As Crônicas de Nárnia.

Ayla: Significa 'luz da lua” ou “luar'; 'carvalho', “terebinto”. Ayla é um nome com duas possibilidades de origem: uma turca e uma hebraica. Assim, através do elemento turco ay, que quer dizer 'lua', por extensão, tem o sentido de 'luar' ou 'luz da lua'.

Ashley: Significa “madeira de freixo” ou “a que desbrava através do freixo”. Ashley é um nome predominantemente feminino que surge do inglês antigo.

Significado de Azlyn
O significado para Azlyn é: "uma visão ou um sonho".

O lampião surgiu a partir de um pedaço de metal arrancado de um das ruas de Londres por Jadis para machucar pessoas em sua volta, que zombaram dela quando se proclamou imperatriz. Transportada por Digory Kirke e Polly Plummer, junto com Tio André, um cocheiro e seu cavalo, a feiticeira o levou à Nárnia.

Ela apenas optou por tentar esquecer para não sofrer. No livro “Príncipe Caspian”, quando os Pevensie estão decidindo qual caminho tomar para ir ao encontro de Caspian, Lucy vê Aslan mas seus irmãos não.

Os irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro vivem na Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial. Em uma de suas brincadeiras, descobrem um guarda-roupa mágico que leva ao mundo mágico de Nárnia.

Nárnia é um mundo plano e geocêntrico, ao contrário do nosso, conforme é narrado em A Viagem do Peregrino da Alvorada. No limiar do mundo de Nárnia, o oceano tem água doce, é coberto por flores, e o céu encontra o mar. Além do mais, no extremo leste deste oceano está o País de Aslam.

Uma das praias mais encantadoras do país é Cathedral Cove Beach, que me conquistou desde o momento que a vi, ainda de longe. Quando estava na Nova Zelândia, ouvi falar muito do lugar e de suas praias magníficas, que serviram de cenário para o filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.

Fui pesquisar e descobri que essa praia fica na ilha norte de Nova Zelândia. O lugar com o arco em que as crianças chegam, na realidade se chama Cathedral Cove e fica em Coromandel Peninsula, Nova Zelândia. A Cathedral Cove está aproximadamente 2h20 minutos de carro, saindo de Auckland.