Qual é o significado de lutar contra moinhos de vento?

Perguntado por: uazambuja . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

"Lutar contra moinhos de vento" foi uma expressão usada por Miguel de Cervantes para descrever situações em que se cria uma percepção errada de um adversário ou de um cenário.

Depois de novamente montado e relativamente em condições de manter-se assim, Quixote decidiu: — Vamos para Porto Lápice. Lá encontraremos muitas e diferentes aventuras. Praticarei tantas ações de cavalaria que te sentirás o mais afortunado dos homens por poder testemunhar esses feitos.

Sancho desiste de convencer seu cavaleiro de que “moinhos não são gigantes, carneiros não são exércitos, estalagens não são castelos”.

Dom Quixote nos ensina que a vida é perfeita do jeito que é; e que, com vontade, dignidade, persistência e pessoas certas ao nosso lado – como seu amigo Sancho Pança –, podemos mudar o mundo por onde todos pertencemos.

Quixote convenceu-se de que sua missão era tornar a província de Mancha, na Espanha, repleta de livros de aventuras, caracterizando-se como cavaleiro por meio de uma armadura velha e enferrujada.

Dom Quixote

É emblemático desse processo o bem conhecido episódio dos moinhos de vento. Nesse episódio, Dom Quixote teria tido sua mais contundente e ridícula derrota.

O romance traz como tema central a loucura das utópicas aventuras de um Cavaleiro andante, herói que surgiu do imaginário literário do nobre fidalgo Alonso que, de pouco dormir e muito ler histórias de cavalaria, perdeu o juízo e personificou a Quixote. Nessa relação, os personagens se entrelaçam e se confundem.

Assim era Dom Quixote, leitor de muitos livros. Inspirado nos heróis de cavalaria, transformou-se em cavaleiro andante que com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, colocou em prática seu maior sonho: consertar o mundo, nem que perdesse a própria vida.

Em 1605, Miguel de Cervantes publicou Dom Quixote, obra de grande importância para a formação do romance como um novo gênero literário. Inovadora e distante dos moldes contemporâneos da época, a obra se destaca por criticar e dialogar com diferentes formas literárias.

Sancho abandona seu reino e Dom Quixote é derrotado pelo cavaleiro da Branca Lua.

Resumo do livro Dom Quixote
A obra narra as aventuras e desventuras de Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária.

16 – Por que o protagonista se interessou pelos moinhos de vento? Porque eles eram usados para bombear água e gerar energia.

Se Dom Quixote pode nos inspirar a agir (e é bom que o faça), Sancho Pança representa a população a que servimos, porque incorpora as massas que procuramos atingir e cujo bem-estar e desenvolvimento tentamos melhorar.

Obra em concreto, construída a partir dos desenhos contidos no livro Don Quixote de La Mancha, de 1605, esculpida por Jair Mendes, artesão e artista plástico nascido no Município de Parintins. Sancho Pança em seu burrico simboliza a lealdade aos elevados ideais.

Dom Quixote é um cavaleiro andante, nomeado por Sancho como “Cavaleiro da Triste Figura”. Isso porque não é belo e impulsionado por sua “loucura” sempre acaba se dando mal. No entanto, sua figura de cavaleiro andante é fomentada pelo lema “fazer o bem” e encontrar sua nobre donzela imaginária.

O personagem de Dom Quixote é rico em extroversão (ele se envolve constantemente com o mundo externo) e rico em neuroticismo (sua vida emocional é instável e intensa), combinação que seria equivalente à personalidade colérica de Galeno.