Qual é o sistema que controla e coordena os movimentos?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O sistema nervoso é uma rede de comunicações que controla e coordena os músculos, órgãos e funções sensoriais que ocorrem dentro do nosso corpo. O sistema nervoso tem duas partes principais: O sistema nervoso central (SNC), constituído pelo cérebro e medula espinhal.

O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.

O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos. Interpreta esses estímulos e elabora respostas, que são transmitidas a músculos ou glândulas.

Os músculos são a chave de todos os nossos movimentos.

A contração e o relaxamento dos músculos são controlados pelo sistema nervoso. Podemos, então, dizer que nossa movimentação é resultado da interação de três sistemas, ou seja, nervoso, muscular e esquelético.

Cérebro. É o principal órgão do sistema nervoso. Sua camada mais externa, chamada córtex cerebral, é responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, memória e controle dos movimentos voluntários do corpo.

Controle de movimento (ou controle motor) refere-se à capacidade do corpo de receber um estímulo do cérebro e executar a coordenação muscular adequada em resposta.

O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.

Nervoso: está relacionado com uma série de atividades importantes no corpo, como a coordenação, memória e percepção de estímulos. Fazem parte desse sistema o encéfalo, medula espinhal, nervos e terminações nervosas.

A coordenação nervosa se realiza sempre a partir dos órgãos receptores de estímulos para o SNC, e deste para os órgãos efetores. Órgãos receptores: são órgãos sensoriais, como olhos e pele, que captam estímulos externos ao corpo.

Um sistema de coordenação de ordens programa ou organiza/explode as necessidades em termos de componentes e materiais, e/ou controla a emissão/liberação das ordens de produção e compra, e/ou programa/seqüencia as tarefas nas máquinas. Portanto, um SCO coordena as ordens de produção e de compra no chão de fábrica.

Tanto os músculos dos animais (nos quais estamos incluídos) quanto os motores de carros, motos e caminhões produzem movimento a partir de uma reação química conhecida por combustão.

Um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas parado em relação a outro. Por isso, dizemos que movimento é a situação em que a posição de um corpo muda, no decorrer de certo intervalo de tempo, em relação a um referencial.

Conceito de movimento
O movimento é realizado ao redor de um eixo fixo ou fulcro, e possui uma direção. Os movimentos anatômicos não são diferentes. Eles usualmente envolvem ossos ou partes do corpo se movendo ao redor de articulações fixas em relação aos eixos anatômicos principais (sagital, coronal, frontal, etc.)

Na execução do movimento, temos três áreas que colaboram e agem em paralelo, que são a medula espinhal, tronco cerebral e córtex cerebral. As áreas mais inferiores podem gerar padrões tempo-espaciais de ativação muscular em forma de reflexos ou movimentos rítmicos.

o sistema nervoso somático
O controle e a contração coordenada dos músculos são feitos pela medula espinhal por meio dos neurônios motores somáticos do sistema nervoso periférico (animação 11 e 12).

O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

A via descendente motora apresenta dois sistemas de controle: central e lateral. O sistema central descendente motor é responsável pelo controle da postura e do equilíbrio corporal, sendo capaz de comandar os músculos vertebrais e de regiões centrais do corpo.

O cerebelo está localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, no tronco encefálico. Tem estrutura parecida com o cérebro, e atua na coordenação de movimentos do corpo, equilíbrio, manutenção da postura e tônus muscular.

Os movimentos voluntários, como andar, sorrir e mudar a expressão facial, são resultantes da contração dos músculos estriados esqueléticos, que estão sob o controle do sistema nervoso periférico voluntário, também chamado de sistema nervoso periférico somático.