Qual é o tema central do filme Tempos Modernos?

Perguntado por: nparaiso7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõem-se a ele.

O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho. O filme retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem lucrar cada vez mais explorando trabalhadores.

Charles Chaplin em seu clássico filmeTempos Modernos” evidencia a relação do empregado frente às mudanças advindas da Revolução Industrial, no século XX, com a criação e expansão das máquinas, o elemento homem passa a ser o principal condutor desse meio de produção, criando valor para o capital.

Tempos Modernos e o capital: quando somos Chaplin na linha de montagem. Em 1936, Charlie Chaplin interpretou um operário de fábrica no filme Tempos Modernos. Sua cena mais memorável ocorre em uma linha de montagem onde Chaplin se esforça para acompanhar a rápida correia transportadora.

Conclusão. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.

O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento.

Várias características do Taylorismo e do Fordismo são expressas no filme. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia por Charles Chaplin. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Em linhas gerais, o filme foca no desenvolvimento industrial, decorrente do surgimento das máquinas, caracterizando-se pela produção baseada no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Juntamente com suas idéias sociais, Chaplin defendia que os EUA deveriam parar com a propaganda anti-comunista contra a União Soviética.

O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Aborda-se o conceito de capitalismo, exploração do trabalhador, mais-valia, taxa de exploração e alienação, sendo este último o tema de trabalho e por isso o mais explorado.

a máquina de alimentação servia para diminuir o tempo que os trabalhadores levavam para almoçar, sobrando mais tempo para o trabalho.

Resposta. O filme pode ser tido como 'inspiração marxista', ou seja, o capitalismo é retratado como processo de produção de bens desumanizador para o trabalhador.

Em um mundo moderno e industrializado, Carlitos (Charlie Chaplin) trabalha como operário em uma linha de montagem. Após testar uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, o protagonista é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho.

Um exemplo é a cena em que Carlitos é submetido a testes em uma "máquina alimentícia", que promete alimentar os operários enquanto eles continuam o seu trabalho. Outra cena icônica é quando ele é engolido pela maquinaria e adentra as engrenagens, saindo de lá um tanto quanto perturbado.

Este longa-metragem é uma crítica contra a linha de montagem industrial, pois nela os operários se tornam meros executores de gestos mecânicos repetitivos. Dessa forma, perdem o contato com a realidade e se esquizofrenizam. É um trabalhador que não se apropria do bem que produz.