Qual é o tipo de abelha mais venenosa do mundo?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Dentre todas as abelhas que possuem veneno, as consideradas mais venenosas são as abelhas africanas, sendo essas as responsáveis pelo maior número de mortes de humanos do que a soma do ataque de todos os outros animais venenosos juntos.

No Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias.

mosca TseTse

A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.

A abelha preta, também popularmente conhecida como Mel-de-Cachorra, Abelha-Cachorro, Abelha-irapuá, Arapuã, Irapuã ou arapuá, é pertencente à classe Insecta, da ordem Hymenoptera, da família Apidea e da espécie Trigona Spinipes.

Taturana (lonomia obliquoa)
A Lonomia obliquoa, mais conhecida como taturana, é um dos insetos venenosos mais perigosos do Brasil. Através das cerdas espinhosas, libera um líquido urticante que causa queimaduras, dores intensas e manchas na pele.

Pássaros, lagartixas, aranhas, formigas e o homem são os principais inimigos naturais das abelhas. Um dos maiores predadores das abelhas indígenas é o homem, que, ao destruir matas, seja por derrubadas ou por queimadas, elimina por consequência as espécies de abelhas nativas sem ferrão.

Jataí, Mandaçaia, Uruçu, Guaraipo, Manduri, Bugia, Mirim e centenas de outras espécies fazem parte do fascinante mundo das abelhas sem ferrão, que nativas do Brasil e também conhecidas como abelhas indígenas.

Barata francesinha (Blatella germânica)
Dentre todas espécies, essa oferece um maior risco devido ao seu alto potencial de reprodução. Normalmente é encontrada em cozinhas, tubulações, embalagens e frestas de móveis, paredes e pisos.

A Partamona helleri é uma abelha bastante agressiva. Ao se sentir ameaçada, enrosca nos cabelos e pêlos da vítima, além de mordiscar a pele com suas mandíbulas. É conhecida popularmente como Boca-de-Sapo, por construir a entrada do seu ninho em forma de uma boca grande de sapo, feita de barro com própolis.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Essa espécie possui coloração negra e brilhante, com as asas bem negras, ou fumadas, e o abdômen negro, com 2 pontos na cor prata (ou 1 listra prata). A entrada do ninho da abelha Tubuna possui forma de funil e é construída com cerume escuro. Essa espécie não fecha a entrada à noite, como algumas meliponas o fazem.

O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão.

Ao atacar, as abelhas liberam um aroma que lembra um cheiro de coco, como é comum nas Scaptotrigona. A entrada da colônia é formada por um tubo ou canudo de cerúmen de coloração bege, um pouco mais escuro que em S.

A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.

O acasalamento acontece na forma de o zangão montar na costa da abelha rainha e acontece a cópula. No entanto, os zangões que conseguem a façanha terão morte certa e rápida, pois seus órgãos genitais ficarão presos no corpo da rainha.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

Art. 29 - Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.

Esses insetos podem ser atraídos por flores ou outras plantas aromáticas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Às vezes, outras substâncias doces, como frutas, alimentos, caldo de cana, sucos e refrigerantes, também acabam atraindo a atenção das abelhas.