Qual abelha faz o mel mais caro?

Perguntado por: lbeiramar8 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Mel produzido pela abelha Jataí tem sabor peculiar e produção limitada. Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

Mel de abelhas sem ferrão garante maior lucro | Nosso Campo | G1.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

Quando colher mel da Jataí? No Meliponário Tapajós que fica na região sudeste do Brasil, em que crio as abelhas Jataí, o melhor período para colher mel é na primavera. É quando surgem as floradas mais ricas em néctar do ano.

É rico em magnésio, potássio, fenóis, flavonoides e antioxidantes e custa a módica quantia de 10 mil euros/kg.

1 – Teste de água
Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.

A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio.

Dispensa de licença ambiental
A emissão de autorização será feita de forma automática junto aos órgãos ambientais, nos casos de criação conservacionista, e a órgãos de controle sanitário animal, no caso da criação zootécnica, dos estados e do Distrito Federal.

Mel Silvestre é quando o Mel é produzido com o néctar da florada de várias plantas silvestres, sendo: o Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia), Assa-peixe (Vernonia polysphaera), Umbela (Schizolobium parahyba), Eucalipto (Eucalyptus spp) dentre outras.

Segundo a nutricionista, o ideal é tentar reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado: cerca de uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente.

A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos tem glicose e frutose.

Diferentemente do mel da florada laranjeira ou eucalipto, que são produzidos apenas pelas abelhas Apis Mellifera, o tipo silvestre também é produzido pelas africanizadas. Ele tem propriedades calmantes e seu uso é recomendado para hidratar a pele e os cabelos.

Após instalado a isca é preciso fazer vistorias periódicas nelas, para verificar se as abelhas estão visitando, aguarde um período até que o processo de enxameação termine. O qual leva cerca de 1 a 2 meses, portanto somente após este período a colmeia presente na isca poderá ser transferida para uma caixa definitiva.

Caixas AF Inteligente
Assim a caixa consiste em uma estrutura vertical onde internamente é dividida por gavetas que dividem o ninho, sobreninho e melgueiras. Esta caixa foi desenvolvida especialmente para criação de abelhas jataí pois elas se desenvolvem muito bem neste tipo de caixa.