Qual é o valor de uma colonoscopia?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O valor do exame de colonoscopia pode variar de R$400 a R$ 700, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Tudo isso será feito sob sedação, com duração de 20 a 30 minutos, e o paciente não sentirá nenhuma dor. Muitas pessoas ainda têm receio de se submeter a esse teste, mas ele ainda é extremamente vantajoso porque além de ter caráter diagnóstico, a colonoscopia também pode ser terapêutica.

Em geral, dura de 20 a 40 minutos.

O resultado da avaliação do material retirado costuma demorar alguns dias para ser liberado. O exame demora entre 20 e 60 minutos. Se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data.

Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

A tomografia computadorizada pode ser usada quase com a mesma eficiência que a colonoscopia tradicional para detectar pólipos grandes no intestino, mas ainda não tem a mesma precisão para os pequenos.

– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

O que muitas vezes ocorre é, durante o preparo para a colonoscopia, o paciente, ao ingerir o manitol (laxativo) nausear ou até mesmo vomitar (durante o preparo). Por isto, de rotina, é recomendado uso de anti eméticos cerca de 20-30min antes da ingestão do laxativo.

Quem tem hemorroida NÃO pode realizar a colonoscopia, mito ou verdade? MITO, pode sim, quem tem hemorroida pode fazer o exame. Agora não é recomendado a quem está com a inflamação aguda, que é a trombose hemorroidária, não por causa do exame em si, mas por causa do preparo que gera incômodo.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

“O tumor do intestino, quando diagnosticado na fase inicial, alcança índices de cura entre 90% e 95%”, afirma Feres. O tratamento principal é feito pela ressecção cirúrgica e a quimioterapia só é necessária em casos mais avançados do tumor.

O que detecta: O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode ser dosado para diferentes tipos de câncer, estando normalmente elevado no câncer no intestino, afetando o cólon ou o reto.

Alterações no apetite são comuns em pessoas com câncer ou em tratamento da doença. Pessoas com falta de apetite ou perda de apetite podem comer menos que o habitual, não sentirem fome ou se sentirem saciados após comer apenas uma pequena quantidade.