Qual o risco de fazer o exame de colonoscopia?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A colonoscopia é um exame bastante seguro. Porém, como qualquer procedimento médico, há sempre risco de problemas. A taxa de complicações é 0,2% e o risco de morte é de 0,007%. As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos.

A alteração do hábito intestinal nos primeiros dias pós colonoscopia é normal. A saída de muco pode ser decorrente desta ileite que precisa ser investigada para definir o tratamento específico (conservador, antibioticos, corticoides, imunossupressores)....

A grande questão é: por que as pessoas têm medo de fazer colonoscopia? A resposta é porque elas não conhecem o procedimento, não sabem como é a preparação e criam mil limitações na sua mente, para não fazer o exame.

O procedimento pode demorar entre 15 a 60 minutos pelo que o doente deve sempre contar, especialmente no caso de exames com anestesia, com duas a três horas de duração total entre o tempo de espera, preparação e recuperação.

O que acontece durante a colonoscopia ? A colonoscopia é bem tolerada e, raramente causa muita dor. Você poderá sentir pressão, inchaço ou cólica durante o procedimento. Seu médico poderá lhe dar sedativos para ajudá-lo a relaxar e tolerar melhor qualquer desconforto.

O propofol está sendo cada vez mais utilizado para sedação durante a colonoscopia, com muitos relatos recentes oriundos de ensaios clínicos randomizados (ECR) e de séries de caso não randomizadas.

Vai depender de como era seu trânsito intestinal antes. Até pode ocorrer, mas não podemos considerar normal. É provável que com sua alimentação diária o intestino volte a funcionar logo, mas seu médico precisa estar ciente!

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica. Ressecção de pólipos pode acarretar em duas graves complicações: a perfuração e a hemorragia.

O valor do exame de colonoscopia pode variar de R$400 a R$ 700, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes.

A colonoscopia não pode ser realizada em pacientes com diverticulite aguda, obstrução intestinal, megacólon tóxico, vítimas de infarto recente e por gestantes devido aos efeitos dos sedativos no desenvolvimento neurológico do feto.

Tem algum perigo ao realizar a endoscopia? Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.

Os sintomas mais comuns após a colonoscopia são o sentimento de estar estufado e gases, os quais devem passar em alguns momentos após a colonoscopia. É recomendado que o paciente não dirija, não retorne ao trabalho e evite o consumo de bebidas alcoólicas no dia do exame.

– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Durante a colonoscopia, o médico precisa insuflar ar no seu intestino para efetuar um exame adequado. Assim, logo após a colonoscopia, você poderá sentir náuseas, desconforto abdominal e cólicas, que melhoram com a eliminação do ar.

O sangramento geralmente está associado à retirada de pólipos (polipectomia) e raramente ocorre após a colonoscopia sem intervenção (9,8 versus 0,6 por 1000 colonoscopias). O sangramento pode ocorrer imediatamente após a polipectomia ou pode demorar de várias horas a semanas após o procedimento.

Os sintomas incluem dor grave e súbita no tórax ou no abdômen e sensibilidade quando o abdômen é tocado. É usada uma radiografia ou tomografia computadorizada para fazer o diagnóstico.

No dia do exame de colonoscopia, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.

É esperado apos a colonoscopia, paciente apresentar cólica abdominal e continuar apresentando diarreia por um ou dois dias após o preparo intestinal. Entretanto, se as cólicas não melhoram com analgesia simples ou estão se tornando mais intensas e o abdome esta distendido, o ideal é procurar um serviço de saúde.