Qual era a altura dos muros de Jericó?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os muros de Jericó foram construídos em defesa ou proteção contra inundações, aproximadamente em 800 a.C. Como as águas do rio Jordão atraíam animais, lá era um bom lugar para se habitar, por isso a necessidade de buscar segurança. As paredes mediam cerca de 10m de altura por 4m de largura.

-- Josué 6:20-21" Segundo o Primeiro Livro dos Reis Jericó, séculos depois, um homem chamado Hiel de Betel reconstruiu Jericó e assim como Josué havia predito, ele perdeu seus filhos como resultado.

Josué enviou espiões para checarem a cidade e teve um retorno positivo, continuando o plano. Assim procedeu o povo e na madrugada do sétimo dia se levantaram, tocaram os sacerdotes as buzinas, e o povo gritou. As muralhas caíram.

Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas. O momento mais esperado pelos espectadores de A Terra Prometida finalmente chegou e as muralhas de Jericó vieram ao chão.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

Segundo alguns registos, os muros de Jericó possuíam por volta de 6 metros de altura, considerado intransponível para a época. Josué sucedeu Moisés e conduziu povo israelita a Terra Prometida, Canaã (Josué 1:2-3). Instruídos por Deus, o povo israelita - sob comando de Josué - investiu contra a poderosa cidade.

Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Josué, Filho de Num, derrubou as muralhas de Jericó por possuir algumas qualidades que o fizeram vencedor. Moisés havia falecido e cabia a Josué liderar o povo na conquista da Palestina. Ele passa a ser o novo líder de Israel, sujeito às leis de Deus e o guia do povo na conquista da Terra.

Rei Marek (Igor Rickli) é o soberano de Jericó. Um rei desprezível e vaidoso, na novela 'A Terra Prometida' - Purepeople.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

O objetivo de marchar ao redor dos muros de Jericó era mostrar a fidelidade de Israel a Deus por meio de um ato de adoração. As escrituras registram que “sete sacerdotes levando as sete trombetas antes que o Senhor avançasse, e a arca da aliança do Senhor os seguia” (Josué 6:8).

Dentro de uma área não superior a 15 quilômetros quadrados, Jericó possui alguns dos locais históricos e arqueológicos mais importantes e fascinantes do mundo.

Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do Senhor.