Qual era a diferença entre Davi e Saul?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Ambos eram de boa aparência e foram ungidos pelo profeta Samuel. Suas semelhanças, porém, terminam aí. No entanto, as diferenças entre eles determinaram o sucesso de um e o fracasso do outro. Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus.

Saul queria matar Davi porque ele ardeu de inveja pela maior popularidade de Davi em Israel. Saul tentou matar Davi por ciúmes da bênção de Deus sobre sua vida.

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso.

Davi reconhecia a autoridade do Senhor na vida de Saul porque ele era um rei ungido por Deus. Diante desta atitude, Saul é quebrantado, chora, reconhece a bondade que havia em Davi e compreende porque ele seria o próximo rei de Israel.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Mefibosete

Quando Saul morresse, Jônatas assumiria o trono e, quando Jônatas morresse, Mefibosete seria o seu sucessor.

3a Unção - O ESTABELECIMENTO - UNÇÃO SACERDOTAL - (II SAMUEL 5:3) Após a 2a unção, se passaram 7 anos e 6 meses (II Samuel 2:11), e Davi foi ungido pela 3a vez com 37 anos e meio de idade. Desta vez ele estava assumindo o trono de todo o Israel e definitivamente sendo estabelecido Rei de seu povo.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12).

Ele teve setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres o levaram a afastar seu coração do caminho de Deus. Tinha ele setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.

setenta anos de idade

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.