Quem era o novo rei do Egito após a morte de José?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Foi Merneptah, seu 13º filho, que saiu como seu sucessor do trono, e ele tinha 60 anos.

44 E disse Faraó a José: Eu sou Faraó, porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. 45 E deu Faraó a José o nome de Zafenate-Paneia, e deu-lhe por mulher aAzenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.

Ramsés II (o Grande) foi um faraó egípcio, permanecendo no trono entre os anos de 1279 a 1213 a.

Ele assim era, pois era considerado um deus. O faraó da época de José do Egito certamente era dotado de maior humildade que outros, pois viu a mão poderosa de Deus agindo na ocasião da interpretação dos sonhos e posteriormente no sucesso de José em seu trabalho.

Cada um dos filhos de Jacó se tornou uma tribo de Israel. Manassés e Efraim foram adotados por Jacó, cada um se tornando uma tribo, em vez de serem apenas uma (José). Apesar da bênção maior ir para Efraim, os descendentes de Manassés também se tornaram uma tribo muito grande.

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

A bíblia não cita o nome de Sheshi, não importa a grafia usada, porém, isso não significa que o faraó citado nas escrituras seja outro. A questão é que a Bíblia não cita por nome o soberano que dá o cargo de governador para José. O homem aparece sempre apenas como "faraó".

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

A morte de José
Depois de sua longa história, José entendeu que tudo havia sido um plano de Deus, e que através de sua vida Israel foi preservado (Gênesis 45:7; 50:20). José então viveu o resto dos seus dias no Egito. Ele alcançou a terceira geração dos filhos de Efraim, e morreu com 110 anos de idade.

Azenate (fase adulta)
Frequenta a casa de Potifar e Sati com o pai. É amiga e dama de companhia de Tany, esposa do Faraó. Casa-se com José depois de muitos desencontros e lhe dá dois filhos: Manassés e Efraim.

José teve dois filhos, Manassés e Efraim. De acordo com a Bíblia, os dois nasceram durante os sete anos de fartura, antes que a fome se tornasse um problema no mundo. Apesar da crise, o Egito estava bem abastecido por causa do trabalho de preparo de José.

O Egito era governado por um prefeito do Egito e não por um tradicional vigário de status senatorial como as outras províncias. Ele tinha status equestre e era nomeado pelo imperador.

Na história, Apepi era o faraó que antecedeu Sheshi e que na verdade foi deposto por este após ganhar a guerra. A grande aflição de Sheshi desde que toma o poder é de ser destronado por seu inimigo, que têm origens diferentes, e por isso a rivalidade é tão grande.

É possível determinar idade no momento da morte, sexo e até mesmo como a pessoa faleceu. No caso do faraó, constatou-se que ele provavelmente foi morto por várias pessoas, o que foi confirmado analisando cinco tipos de armas usadas pelos Hyksos que se encaixavam nos machucados do rei.

14- Ramsés II (19ª dinastia), o mais famoso e poderoso dos faraós, reinou por 67 anos. Um grande construtor, mandou erguer os templos de Abu Simbel para ele e sua esposa, Nefertari. Ramsés II é conhecido por ter sido um grande rei guerreiro.

Não existe relato explicando por que Efraim foi escolhido. Sabemos que Deus escolhe de acordo com suas leis e propósitos. (Ver D&C 130:20–21.) Embora Efraim tenha recebido a primogenitura, as bênçãos de Manassés também foram grandes por causa do que foi prometido a toda a posteridade de José.