Qual era a religião dos apaches?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A religião era fundamental na vida Apache e pediam a proteção dos espíritos das montanhas. Usan era o seu Deus. A história da criação contada pelos apaches diz que Usan, o criador, enviou “Gá na” (espírito das montanhas) para guiar seu povo.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos. Antigamente, os povos Apaches ocupavam territórios em Arizona, norte do México, Novo México, oeste e sudoeste do Texas e sul de Colorado.

O chefe do povo apache Geronimo morreu em 1909 com 90 anos, em Fort Sill (Oklahoma, oeste). Com a promessa não respeitada de que os apaches poderiam recuperar suas terras, Geronimo se rendeu ao Exército dos Estados Unidos em 1886 e permaneceu detido como prisioneiro de guerra durante mais de duas décadas.

Os apaches ocidentais chamam o seu idioma de Nnee biyáti' ou Ndee biyáti', enquanto os navajos chamam seu idioma de Diné bizaad. Existem diversas pessoas na história dos Estados Unidos cujo primeiro idioma era o apache.

Elas são bonitas, vaidosas, mães dedicadas, As kamayurá são guerreiras em defesa da tradição. Nesta aldeia as meninas ficam presas durante anos dentro das malocas até se tornarem mulheres. E se revelam guardiãs da cultura única de sua gente.

O Apache é um servidor de código aberto e nome oficial é Apache HTTP Server, mantido pela Apache Software Foundation, e alimenta cerca de 46% de todos os sites hospedados na internet. O Apache permite que donos de sites mostrem e mantenham seus conteúdos na internet – daí o nome de “servidor de internet”.

Para testá-lo, basta abrir o seu browser e acessar o endereço http://localhost. Neste momento você verá uma mensagem de confirmação do Apache. O próximo passo será realizar algumas alterações no httpd.

A vestimenta dos homens era constituída de uma tanga e, às vezes, camisas de guerra de couro com leggings. As mulheres usavam vestidos feitos de pele de búfalo ou de outros animais de grande porte. Tanto homens quanto mulheres usavam mocassins a partir de couro cru. A franja e as pérolas faziam parte da decoração.

De acordo com ele, todos os indígenas das Américas descendem de uma única população que chegou ao Novo Mundo vinda do leste asiático, através do estreito de Bering, há cerca de 20 mil anos.

Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.

Suas cabanas eram divididas entre vários casais e seus filhos e, como não havia classes sociais, até mesmo o chefe da tribo dividia sua cabana. Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses.

Geronimo nunca retornou à terra onde nasceu; morreu de pneumonia em Fort Sill, em 1909, e foi enterrado como prisioneiro de guerra.

A mulher tem liberdade de posições: de joelhos, com as mãos apoiadas na rede; parcialmente deitada ou sentada no chão, com alguém segurando pelas costas com os braços ao redor da parturiente; ou “sentada” em um banquinho (um banco de altura pequena, talvez, uns 10 cm do chão), usado especialmente para o parto, com ...

A história da mitologia americana começa muito antes dos colonizadores europeus pisarem em solo norte-americano. E, ao contrário da crença popular, há mais histórias nativo-americanas que caça ao búfalo, tendas e cocares.

Dentre os grupos indígenas mais conhecidos estão os Cherokees, os Iroqueses, os Algonquinos, os Comanches, os Apaches, os Esquimós, os Chipwyangs, os Crees, os Cheienes, os Sioux, dentre outros.

As indígenas recebem acompanhamento pré-natal através do SUS. Se houver alguma gravidez de risco, a mulher será encaminhada para que o parto seja feito “na cidade”. Mas, em geral, elas têm os filhos na aldeia, com as parteiras, também na posição de cócoras.

É a forma mais popular de cumprimentar na Índia. Baldi ou Papa - Pai. Mami ou Mamadi - Mãe.

Continuar lendo Onde Vivem os apaches?