Qual era o emprego de Mateus?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 22 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”). Após sua conversão, Mateus tornou-se um dos Doze Apóstolos do Salvador (ver Mateus 10:2–4).

Antes de se tornar discípulo de Jesus, Mateus era um publicano, um cobrador de impostos do império romano. Os judeus que trabalhavam como publicanos tinham uma má reputação entre seu povo, porque eram vistos como traidores que colaboravam com o opressor.

Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã! Ele trocou de nome para Mateus, o “dom de Deus”.

Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos. Depois da morte de Jesus, Pedro presidiu a Igreja que Cristo estabeleceu e, os apóstolos pregaram o Evangelho. Mateus era um cobrador de impostos ou um 'publicano'.

Lucas Evangelista

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Quando o Senhor tem uma mensagem para toda a Igreja, como ele a transmite? (Amós 3:7) Por que vocês acham que o Senhor falou com Samuel, que ainda era criança? (I Samuel 3:1) O Élder Harold B. Lee explicou que naquela época “não havia um profeta na Terra, por meio de quem o Senhor pudesse revelar Sua vontade”.

Em uma entrevista para o site acadêmico logos, a produção de The chousa revelou. porque Mateus é retratado autista na série. Isso foi ideia de Dallas, o criador, diretor e roturista de The chowser. Ele tem uma história pessoal e familiar, próxima com o espectro de autismo.

Mateus: o discípulo autista.

A história de São Mateus remonta ao século XIX. Mais precisamente ao ano de 1.842, época em que existia uma fazenda de propriedade de João Francisco Rocha, onde se criavam cavalos, carneiros e bois. Posteriormente, a fazenda foi adquirida por Antônio Cardoso de Siqueira, que optou por dividi-la em 5 (cinco) glebas.

Mateus era um judeu que, antes de ser chamado por Jesus, foi coletor de impostos. Devido a sua profissão era considerado um traidor de seu próprio povo. Ele passou a seguir Jesus por um chamado direto do Mestre. Ele foi um dos doze apóstolos e também autor do evangelho de Mateus.

Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos. As pessoas não gostavam dos coletores de impostos porque achavam que eles não eram honestos.

Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia. Tiago: Filho de Alfeu, um livro do seu tempo relata que ele foi apedrejado pelos judeus, em Jerusalém, por pregar Cristo.

Pedro

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Mateus: Com um perfil comunicador, tinha bons relacionamentos, foi um grande contribuinte financeiro do grupo pela sua generosidade, tinha qualidades de manter com facilidade uma comunicação harmoniosa com todos, buscava a aceitação social e tinha o reconhecimento dos demais.

Simão Cirineu

Na vida todo mundo precisa de um Simão, o cireneu, que ajudou a carregar a cruz de Jesus, para ajudar a carregar as nossas cruzes. Somos Simão Cirineu, discípulo de todos os tempos, que caminha após Jesus, levando também ele a sua cruz (Lc 23,26).