Qual era o objetivo da luta de Martin Luther King?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

foi um dos principais líderes negros dos Estados Unidos contra a segregação racial e pela igualdade social. Entre as décadas de 1950 e 1960, Luther King teve atuação de destaque ao se posicionar de forma pacífica contra a segregação racial, que em muitos estados era lei.

Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. King liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente se tornou o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC).

Por meio de seu ativismo e discursos inspiradores, ele desempenhou um papel fundamental no fim da segregação legal de cidadãos afro-americanos nos Estados Unidos, bem como na criação da Lei dos Direitos Civis de 1964 e da Lei dos Direitos de Voto de 1965.

I Have a Dream – Discurso de Martin Luther King na íntegra. Foto do dia do famoso discurso I Have a Dream, de Martin Luther King. Um dos discursos mais conhecidos de Martin Luther King chama-se I Have a Dream. Ocorreu no dia 28 de agosto de 1963 para mais de 250 mil pessoas reunidas na Marcha sobre Washington.

Quem foi Martin Luther King
A discriminação e o racismo no sul do país – sua região natal – foram o mote para ele liderar movimentos como a Marcha sobre Washington, em agosto de 1963, que garantiu o direito ao voto livre a todos os cidadãos dos Estados Unidos sem quaisquer restrições discriminatórias de cor ou raça.

I have a dream today. / Eu tenho um sonho hoje. (...) Let freedom ring from the snow capped Rockies of Colorado! / Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado. Let freedom ring from the curvaceous slopes of California! / Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia.

ficou conhecido pela sua liderança na resistência não violenta e por lutar contra o preconceito racial nos Estados Unidos. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

O grande ato em Washington, fruto desse contexto, tornou-se pico da efervescência do movimento contra a segregação no seio do país mais rico do mundo. E foi nesse ato que o reverendo batista Martin Luther King, liderança e referência da resistência pacífica contra o racismo, proferiu seu discurso mais famoso.

(1929-1968) foi um pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos. Ativista político, Martin reivindicava salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra. Além disso, defendeu os direitos das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã.

Em 1948, King se formou em sociologia na Morehouse College e, em 1951, no Seminário Teológico Crozer. Posteriormente, fez doutorado na Universidade de Boston, onde conheceu sua esposa.

Você já ouviu falar em liderança carismática? É um estilo de gestão baseado no carisma, em que o líder exerce sua influência por meio de uma postura amigável e empática. Grandes nomes como Steve Jobs, Martin Luther King Jr.

No dia 4 de abril de 1968, foi assassinado com um tiro na sacada de um hotel em Memphis. O autor do disparo teria motivos supostamente racistas. Em dezembro de 1999, no entanto, um processo civil no Estado do Tennessee chegou à conclusão de que sua morte foi planejada por membros da máfia e do governo norte-americano.

Discursos que inspiram: 'I Have a Dream', de Martin Luther King Jr., na íntegra. Dia 28 de agosto de 1963 foi um dia especial para o mundo. Em pé, nos degraus do Lincoln Memorial, após a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, o pastor Martin Luther King Jr. começava seu discurso.

Seu discurso mais famoso, “Eu tenho um sonho”, de 17 minutos, foi realizado em frente ao Lincoln Memorial em 1963, com o objetivo de pregar o fim do racismo e melhores condições de trabalho para os negros.

“Se algo não for feito, e com pressa, para tirar as pessoas de cor do mundo de seus longos anos de pobreza, seus longos anos de mágoa e negligência, o mundo inteiro está condenado”, disse o pastor e líder do movimento negro norte-americano Martin Luther King Jr.

"Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito por Martin Luther King, ativista político e pastor estadunidense, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.

O discurso I Have a Dream (em português Eu Tenho um Sonho), é um discurso emblemático da autoria de Martin Luther King, que foi essencial no movimento dos direitos civis dos Estados Unidos da América.

sonho m (plural: sonhos m)
My mother has always encouraged me to follow my dreams. Minha mãe sempre me encorajou a seguir meus sonhos.