Qual era o primeiro mês antigamente?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Calendários antigos

1.ºJanuarius29 dias
2.ºMartius31 dias
3.ºAprilis29 dias
4.ºMaius31 dias
5.ºJunius29 dias

Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus.

Meses do ano

PortuguêsInglês
janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembrojan. fev. mar. abr. maio jun. jul. ago. set. out. nov. dez.January February March April May June July August September October November December

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Por volta de 2700 a.C., os povos mesopotâmicos elaboraram um calendário com 12 meses lunares, de 29 ou 30 dias. Foi com base nesse modelo que os judeus posteriormente elaboraram seu calendário. Outros povos também realizaram adaptações e mudanças no calendário.

Sendo que os meses do ano são: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. E você sabe quantos dias tem cada mês? Então, janeiro é o primeiro mês do ano, e ele tem um total de 31 dias.

No Calendário Romano Primitivo, o ano tinha 304 dias distribuídos por 10 meses. Os quatro primeiros tinham nomes próprios dedicados aos deuses da mitologia romana, sendo os restantes designados por números ordinais (ver Tabela 1).

A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à ...

Calendário Romano – O que é
O calendário consistiu em 10 meses, em um ano de 304 dias. Os romanos parecem ter ignorado os restantes 61 dias, que caiu no meio do inverno. Os 10 meses foram nomeados Martius, aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, setembro, outubro, novembro e dezembro.

As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda).

O início do ano correspondia ao nosso mês de março. Os quatro primeiros meses receberam nomes de divindades romanas; os restantes, apenas números ordinais. Também, encontram-se registros que estipulam ao calendário primitivo romano como sendo de 300 dias, ou 10 meses de 30 dias.

A definição de que o nascimento de Cristo seria o ano 1 só veio muito tempo depois, por volta de 1286 a.U.c, quando um frade chamado Dionísio, o Pequeno, fez alguns cálculos e determinou que aquele era o ano 532 depois do nascimento de Cristo (d.C.).

O ano 1, ou ano 1 d. C., foi o sucessor do ano 1 a.C. (já que, no calendário gregoriano, bem como no seu predecessor, o calendário juliano, o ano zero não existiu), sendo, assim, o primeiro ano da Era Comum (EC), do primeiro milênio e do primeiro século. É, ainda, o começo da era cristã / comum.

mês de setembro

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).

Gregoriano

Calendário Cristão ou Gregoriano
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio.

Este mês foi escolhido, porque o grande São Jerônimo, que traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, tem sua memória litúrgica celebrada no dia 30 de setembro. Ele foi secretário do grande Papa São Dâmaso (366-384), que o incumbiu dessa grande obra chamada “Vulgata”, por ser usada em toda a parte.

Origem romana
A grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C.. Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário.

Ano Novo no Império Romano
Foi Júlio César, em 46 a.C., que fixou o 1º de janeiro como o primeiro dia do Ano-Novo ao implantar um novo calendário. Até então, o Ano Novo era celebrado no dia 1º de março. No dia 1º de Janeiro, os romanos presenteavam-se: os clientes aos seus patrícios e os cidadãos ao Imperador.