Qual fio usar para forno elétrico 220v?

Perguntado por: asouzas5 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para forno 127v/220v até 2500w, utilize cabo PP 3x2,5mm com plugues macho e fêmea de 20A. Sugiro checar se tomada que irá ligar é de 20A com cabo 2,5mm² no minimo, pois se for inferior correrá risco de curto-circuito ou até incêndio.

a 10 amperes e aqui no caso 220 você vai utilizar um disjuntor de 10 amperes.

Sua capacidade deverá ser de 10 a 20 Amperes conforme NBR 14136:2000.

por ser uma extensão não é algo fixo. ela pode ligar este forno em um circuito.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

O ideal seria o fio de 6mm , o disjuntor 40A esta correto.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Forno elétrico – 5.000 W.

Não funcionará, pois não haverá nível de tensão suficiente, mas a mudança do centelhador (acendedor) não é cara, analise o que é mais viável, ou a mudança do centelhador ou puxar um ramal do chuveiro como o amigo acima comentou! Espero ter ajudado.

Afinal, para que serve o cabo flexível 2,5mm? Graças à sua facilidade no manuseio, o cabo flexível 2,5mm é recomendado para circuitos de tomadas simples (como secadores de cabelo, micro-ondas e chuveiros, por exemplo).

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

A especificação para 220v é justamente com relação a consumo e potencia de trabalho. Quando se utiliza um produto (carga) com potencia muito alta, o mesmo necessita de uma alimentação de entrada compatível com a força de trabalho proposta pelo produto em si.

De um modo geral, se um disjuntor desarma imediatamente após ser ligado, ou pressionando as teclas de início, ele indica um curto-circuito no interior do forno propriamente dito. É também possível que os disjuntores de proteção do circuito não estejam dimensionados adequadamente.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Onde está a tomada
O ponto elétrico não pode estar posicionado atrás do forno e o cabo elétrico não pode “cruzar” o eletrodoméstico pela parte de trás.

A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível. Certifique-se de que a tensão da tomada é compatível com a do seu produto. O forno deve ser ligado em uma tomada exclusiva, sem extensões ou conectores.

Não recomendamos o uso de adaptadores, orientamos que o aparelho seja ligado em uma tomada de 20 Amperes. Ah!

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.

O forno nunca deve ficar diretamente sobre outro eletrodoméstico, como o forno elétrico ou o fogão. Deve sempre haver uma superfície mais grossa entre eles, como é feito nos armários com nichos para os eletros ficarem embutidos. Também não deve ficar muito perto de uma televisão ou rádio por causa da interferência.