Que disjuntor se coloca para forno elétrico 220?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Os disjuntores devem ser de 20A e colocados em cada uma das fases (não utilizar em hipótese alguma no fio-terra). Devem ter acesso fácil após a instalação do produto.

O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão. O fio para iluminação, geralmente, tem bitola de 1,5 mm².

No caso de microondas de 127v, é aconselhável o uso de disjuntor de 20A, já para microondas com 220v de tensão, o disjuntor apropriado é o de 15A.

Disjuntor curva B
Ele é muito usado em circuitos com cargas resistivas como por exemplo, chuveiro,forno elétrico, aquecedor elétrico, torradeira, ferro de passar e etc.

De um modo geral, se um disjuntor desarma imediatamente após ser ligado, ou pressionando as teclas de início, ele indica um curto-circuito no interior do forno propriamente dito. É também possível que os disjuntores de proteção do circuito não estejam dimensionados adequadamente.

A instalação elétrica da tomada onde o seu forno será ligado deve estar dimensionada para uma corrente elétrica de 10 ampères.

Não funcionará, pois não haverá nível de tensão suficiente, mas a mudança do centelhador (acendedor) não é cara, analise o que é mais viável, ou a mudança do centelhador ou puxar um ramal do chuveiro como o amigo acima comentou! Espero ter ajudado.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

No mercado existem fornos de 220 Volts e 110 Volts. compre um que esteja adequado a voltagem de sua casa.

A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível. Certifique-se de que a tensão da tomada é compatível com a do seu produto. O forno deve ser ligado em uma tomada exclusiva, sem extensões ou conectores.

Disjuntor Bipolar 16A - C 3KA Branco - Steck.

O disjuntor de 40A bipolar é recomendado para chuveiros com 7500w de potência.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².

Plugues e tomadas padrão 20A
Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

Usado em circuitos de cargas indutivas em geral. Ex: Ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle. Corrente de ruptura 5 a 10 vezes maior que a corrente nominal.

Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

Se o problema for superaquecimento do disjuntor. Será possível notar fios derretendo e o disjuntor com aparência enegrecida (também chamada de zinabre). Os motivos para o superaquecimento são muitos, incluindo bitola muito pequena, curto ou parafusos mal apertados.

A especificação para 220v é justamente com relação a consumo e potencia de trabalho. Quando se utiliza um produto (carga) com potencia muito alta, o mesmo necessita de uma alimentação de entrada compatível com a força de trabalho proposta pelo produto em si.

O fio geralmente usado é de 4 mm e disjuntor de 20 Amperes , no caso de uma rede 220v pode-se usar o fio de 2,5 mm .