Qual foi a causa da morte de Émile Durkheim?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 18 votos

Emocionalmente devastado, Durkheim entrou em colapso após um acidente vascular cerebral em 1917. Ele foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.

As regras do método sociológico

A obra "As regras do método sociológico", publicada em 1895, é de suma importância para ciência moderna. Neste livro, o autor define a metodologia de estudo de toda área das ciências sociais.

Emile Durkheim é conhecido por sua teoria funcionalista, que argumenta que a sociedade é um sistema complexo composto por diferentes partes que trabalham juntas para garantir a ordem social e a continuidade ao longo do tempo.

O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.

De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs. Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.

Neste ensaio, Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica para o pensamento político ocidental, atribuindo-lhe o monopólio da violência. 1920 - Em 14 de Junho de 1920, morreu Max Weber vítima da grande epidemia de gripe espanhola do pós-guerra.

Em sua teoria, o sociólogo afirma que os fatos sociais são externos ao indivíduo e existem independente de nossa consciência sobre eles. Não são imutáveis, mas, para serem alterados, precisam de um grande esforço. O ser humano começa a ter contato com esses fatos desde seu nascimento e internaliza muitos deles.

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem.

Max Weber

Isso mudou com o pesquisador alemão Max Weber, considerado o pai da Sociologia.

O objetivo principal da obra de Durkheim é elevar a Sociologia ao grau de ciência, através de um método objetivo, assim como são as ciências naturais. Durkheim defende que a “ciência das sociedades” deve fugir da reprodução do senso comum e tratar cientificamente seu objeto de estudo: os fatos sociais.

Marx, Durkheim e Weber

Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência.

Auguste Comte foi um filósofo francês que criou a teoria positivista e é considerado o “pai” da Sociologia. Auguste Comte foi o primeiro teórico a expor a necessidade de uma ciência dedicada a descobrir as leis da sociedade. Auguste Comte é considerado o “pai” da Sociologia e o fundador da teoria positivista.

Para Durkheim, os grupos sociais adquirem status, honraria ou prestígio em razão das posições profissionais ou funcionais que são mais valorizadas na sociedade e mais bem integradas. A vinculação entre os indivíduos se dá por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.

O funcionalismo é uma teoria sociológica que enfatiza a importância da harmonia e estabilidade social para o funcionamento da sociedade. Segundo essa teoria, a sociedade é vista como um sistema composto por diferentes partes interdependentes que funcionam em conjunto para garantir a ordem e a continuidade social.