Qual foi a doença de Lázaro?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

hanseníase

A hanseníase, também chamada genericamente de lepra ou mal de São Lázaro, é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen.

A passagem mais significativa sobre ele se refere à sua morte e ressurreição. Conforme o livro sagrado, um dia Lázaro adoeceu gravemente e faleceu. Não é citada a causa da morte.

Antigamente conhecida como lepra, ou mal de Lázaro, era associada ao pecado e à impureza. Por falta de conhecimento, a hanseníase era confundida com outras doenças de pele e venéreas e, assim, corria o preconceito devido à crença de que a transmissão era via contato corporal ou sexual.

Jesus perguntou onde estava o corpo de Lázaro. Lázaro fora sepultado numa caverna, e Jesus foi até lá. Havia uma pedra fechando o sepulcro e Jesus mandou que a removessem. O Salvador olhou para cima e agradeceu ao Pai Celestial por ouvir Suas orações.

Marta e Maria mandaram um recado a Jesus, avisando que seu irmão Lázaro estava doente. Jesus atrasou sua vinda, chegando quatro dias depois da morte de Lázaro. Com amor e compaixão, Jesus levantou Lázaro dos mortos. Essa mostra extraordinária do poder divino salienta que Jesus era o Messias e tinha poder sobre a morte.

No dia 28, após uma longa operação, ele entrou novamente em confronto com policiais em Águas Lindas de Goiás e acabou morrendo baleado. Um vídeo mostra quando Lázaro chega em um carro da polícia à base da operação, em Cocalzinho de Goiás, é carregado até uma ambulância dos bombeiros e levado ao hospital (veja acima).

Catalepsia patológica é um distúrbio bastante incomum, do qual o indivíduo encontra-se em um estado onde os músculos do corpo tornam-se rígidos como uma estátua, dando a impressão de que se trata de um óbito.

Um monge armênio concedeu uma cisterna à casa dos leprosos de S. Lázaro, em troca de que esta o aceitasse na ordem, tornando-se um dependente da casa, recebendo mantimentos e roupas para o resto de sua vida.

Logo após relatar o que sentiu no momento em que morria, Lázaro descreve de que forma o mundo se apresenta diante de seus olhos de morto – “Vejo de cima, dos lados, de frente, vejo de um jeito que nunca vi. Jeito de ver de um morto” (Hilst, 2003, p.

Lázaro: Significa “Deus socorreu”, “Deus ajudou”. A partir do grego Eleázaros, é o mesmo que Eleazar, nome originado no hebraico Elazar, através da união dos elementos El que significa “Deus, Senhor” e ézer, que quer dizer “socorro” e significa “Deus socorreu, Deus ajudou”.

O nome vem do grego Bethania, possivelmente a partir do hebraico bét nîyyah, contração de bét nanîyah significando “casa de Ananias”. Outros significados possíveis são “casa ou lugar dos figos verdes” ou, ainda, “casa dos pobres”.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

De acordo com a pesquisa, 62% dos tatus-galinha (Dasypus novemcinctus) estavam naturalmente infectados pelo bacilo causador da hanseníase.

O texto sagrado nos ensina que Jesus, “quando soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava” (João 11.6). Com isso, entendemos que o Senhor tem, dentro dos seus planos para as nossas vidas, um tempo determinado para nos abençoar.

Ressuscitar era missão de Jesus. No entanto, remover a pedra era missão das pessoas que o acompanhavam. O milagre exige a participação humana, acreditando no impossível. Deus pode fazer tudo sozinho, mas agrada a Deus a fé depositada Nele.