Qual foi a guerra que mais matou na história da humanidade?

Perguntado por: nneves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões

GuerraMortes
Primeira Guerra Mundial/Grande Guerra16 000 000–40 000 000+ (a estimativa mais alta também inclui as primeiras vítimas da epidemia de gripe espanhola relacionada que morreram até o final de 1918. Nem inclui a subsequente Guerra Civil Russa)

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões. Só nos territórios ocupados, as tropas nazistas exterminaram mais 11 milhões de pessoas, dos quais 7 milhões de civis.

A Guerra do Paraguai foi o pior conflito da história da América do Sul e responsável por, pelo menos, 300 mil mortos.

Além de ser uma das guerras mais conhecidas, a Segunda Guerra Mundial foi a mais cara de toda a história, com um custo estimado de US$ 4,1 trilhões. O conflito, que começou com a Alemanha bombardeando a Polônia em 1939, se espalhou e dizimou grande parte da Europa.

Guerra Anglo–Zanzibari

A Guerra Anglo–Zanzibari foi um conflito militar travado entre Reino Unido e o Sultanato de Zanzibar em 27 de agosto de 1896, que durou aproximadamente quarenta minutos, e é a guerra mais curta na história.

Há um consenso na historiografia moderna de que, por ora, tivemos apenas duas: a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, e a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945.

Ao final da guerra, a atuação brasileira havia resultado em 454 soldados brasileiros mortos em combate.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha. A política expansionista e militarista do nazifascismo provocou um novo conflito mundial.

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito envolvendo vários países entre 1914 e 1918, na Europa. As origens remontam a meados do século XIX, quando as grandes potências europeias disputavam entre si mercado consumidor, matéria-prima e metais preciosos na Ásia e na África.

A Primeira Guerra Mundial, conhecida como “A Grande Guerra”, constitui o acontecimento que transformou radicalmente a Europa e o mundo. A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras.

Alemanha

Em 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia e, no dia 3, à França. No dia 4, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Era o começo da Primeira Guerra Mundial.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

Esse país poderia invadir e dominar os vizinhos. Um mundo sem Forças Armadas, portanto, não estaria em equilíbrio. A partir desse ponto de vista, a decisão mais adequada a um país é também estar armado. Essa escolha antecipa a possibilidade de ser ameaçado ou mesmo invadido por um vizinho mais forte.

Com base em dados do Conselho de Relações Exteriores, órgão internacional criado em 1921, as guerras ativas no mundo se concentram na África, no Oriente Médio e na Ásia Meridional.