Qual foi a pior guerra da história?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

Dos 454 pracinhas mortos durante a campanha da FEB na Segunda Guerra, 34 morreram em Montese, enquanto mais de 400 foram feridos, capturados pelo inimigo ou nunca foram encontrados. 189 habitantes da cidade morreram, e, das 1121 casas ali existentes, 833 foram destruídas.

A Guerra do Paraguai foi o pior conflito da história da América do Sul e responsável por, pelo menos, 300 mil mortos.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito ocorrido entre 1914 e 1918 que envolveu vários países e terminou com a assinatura do Tratado de Versalhes, em 1919. A Batalha de Verdun foi uma das mais importantes da Primeira Guerra Mundial e ocorreu em abril de 1916.

Com isto, Inglaterra e França, em 1939, declaram Guerra à Alemanha, o que vai levar o mundo a mais um grande conflito militar: a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), maior conflito bélico do planeta, que envolveu quase 100 milhões de soldados.

Domingo Sangrento aconteceu no dia 9 de janeiro de 1905 (no calendário juliano), e nele um massacre da população de São Petersburgo foi realizado pelas tropas russas. Depois do Domingo Sangrento, a imagem de Nicolau diante da população russa ficou extremamente negativa.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

Conheça nossos heróis

  • ALMIRANTE TAMANDARÉ O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. ...
  • DOM PEDRO I. "Independência ou morte!". ...
  • DUQUE DE CAXIAS. ...
  • IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA. ...
  • JOSÉ BONIFÁCIO. ...
  • MARIA FILIPA. ...
  • MARIA QUITÉRIA.

Batalhas que o Brasil participou na Segunda Guerra Mundial
Os soldados brasileiros chegaram no dia 16 de julho de 1944 à Itália. Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. O inimigo, evidentemente, eram as chamadas “Potências do Eixo Roma-Berlim-Tóquio”.

Brasil em números
136 veículo de artilharia com propulsão própria. 536 itens de artilharia rebocáveis. 78 veículos com lançadores de mísseis.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha. A política expansionista e militarista do nazifascismo provocou um novo conflito mundial.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

Adolf Hitler

No dia 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler anunciou o início das ações militares voltadas para a invasão da Polônia. Tal feito do Estado Nazista serviu como estopim para que a França e a Inglaterra enviassem um ultimato exigindo que tal ação militar não fosse realizada.

Primeiramente, os grandes vencedores foram França e Suécia, por isso, os dois obtiveram importantes ganhos territoriais. A França tomou Rossilhão da Espanha, e do Sacro Império, obteve Alsácia e Lorena.