Qual foi a guerra que o Pelé parou?

Perguntado por: abeiramar9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Guerra de Biafra

Em 4 de fevereiro de 1969, uma terça-feira, a Guerra de Biafra parou para o povo nigeriano ver o Santos jogar.

Pelé parou de jogar em 1977, há cerca de 45 anos atrás. Em uma partida inesquecível, Pelé se despediu dos gramados em um jogo entre Santos e New York Cosmos, no Giants Stadium. Jogou um tempo por cada clube, marcando um gol para a equipe americana.

Guerra Anglo–Zanzibari

A Guerra Anglo–Zanzibari foi um conflito militar travado entre Reino Unido e o Sultanato de Zanzibar em 27 de agosto de 1896, que durou aproximadamente quarenta minutos, e é a guerra mais curta na história.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

Numa terra em conflito. Foi Pelé mesmo quem disse, em 2020: "Um dos meus grandes orgulhos foi ter parado uma guerra na Nigéria, em 1969".

Em um período em que o Santos excursionava bastante pelo mundo, o rei parou a guerra entre a República do Congo e a República Democrática do Congo.

O Santos é o time com mais gols no futebol mundial. O Alvinegro já marcou 12 691 vezes na sua história.

O tamanho da fortuna deixada pelo Rei, que morreu aos 82 anos, não é exatamente conhecido, mas deve superar o valor de US$ 15 milhões.

A resposta mais curta é simples: Pelé não sentia que precisava deixar o seu país para ser mais valorizado e o Santos não queria, de jeito nenhum, vender o mais importante jogador de sua história. E não faltaram ofertas pelo Rei do Futebol.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

Segunda Guerra Mundial

Estima-se que 50 a 70 milhões de pessoas tenham morrido durante a Segunda Guerra Mundial, o que faz dela o conflito mais sangrento da história da humanidade. Tudo começou quando Adolf Hitler, o ditador alemão, assumiu o poder e decretou a invasão da Polônia em 1939.

Com uma década de duração, de 1835 a 1845, a Revolução Farroupilha foi a mais longa revolta do país. O sistema de luta, com guerrilha a cavalo, fez com que os combates e tomadas de cidades fossem processos demorados de ocorrer.

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi a mais longa rebelião do período regencial do Brasil. Ocorreu no Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 até 1845, época que compreende a regência de Feijó e o Segundo Reinado.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.