Por que Moisés foi abandonado?

Perguntado por: eazambuja2 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Passaram os anos e Moisés saiu para ver seus irmãos. Notou que eles eram submetidos a trabalhos forçados e maltratados pelo feitor egípcio. Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Madiã.

Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucede-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

adorando um bezerro de ouro.

Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo. Ao mesmo tempo, Moisés procurou preparar o povo para que fosse digno de subir também ao monte para comungar com o Senhor.

O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.

Na batalha de Refidim, Moisés ergueu seu cajado até se cansar, quando ele abaixava um pouco o cajado, os Amalequitas tinham a vantagem, quando erguia o cajado, o povo Hebreu vencia. Então Moisés encontrou uma rocha e se sentou com o cajado erguido enquanto Hur e Aarão ajudavam a manter seus braços levantados.

Segundo os monges, a Arca da Aliança permanece escondida em um templo próximo ao lago Zway. Até hoje, ninguém foi autorizado a entrar neste templo e, finalmente, desvendar o mistério sobre a Arca. Sem maiores comprovações, alguns arqueólogos ainda concentram suas buscas na cidade de Jerusalém.

Dá para ir e voltar de carro no mesmo dia. Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

O período de luto para os Judeus dura sete dias. Esse tempo foi decretado por Moisés e serve para a pessoa refletir se suas ações são pensando em Deus ou em si própria.

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

A fuga de Moisés
Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Madiã. Moisés passou então a viver no deserto, onde trabalhou para o sacerdote Jetro, que tinha sete filhas e uma deles, Séfora, tornou-se mulher de Moisés e lhe deu um filho chamado Gérson.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.

No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

São eles: Êxodo 20:13; Jó 3:2; Isaías 37:15 e João 11:35. De todos esses versículos, na maioria das traduções Jó 3:2 é o menor versículo da Bíblia. Geralmente as traduções traduzem esse versículo da seguinte forma: “Disse Jó:” (ARA).

Por 40 dias, o Senhor ensinou muitas coisas a Moisés. Enquanto Moisés estava no monte Sinai, o povo ficou cansado de esperar por ele. Eles disseram a Aarão que fizesse estátuas para eles adorarem, assim como fizeram no Egito. Aarão ajuntou todo o ouro deles e fez uma estátua de um bezerro.

11 Pórem Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão forte?

E então, do meio da sarça Deus o chamou: 'Moisés, Moisés! ' 'Eis-me aqui', respondeu ele. Então disse Deus: 'Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa'.