Qual foi a melhor rainha da França?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Maria Antonieta

Maria Antonieta ficou marcada na história como a rainha da França quando a Revolução Francesa eclodiu. Levou uma vida extremamente luxuosa e foi impopular. Maria Antonieta foi rainha francesa de 1774 a 1792.

“Se o povo tem fome e não tem pão, que coma brioches”. Esta célebre e infeliz exclamação, atribuída a Maria Antonieta (1755-1793), esposa do Rei da França, Louis XVI, foi muito mal recebida pela população faminta que se amontoava às portas do Palácio do Trianon, exigindo pão.

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.

Dona Maria Gabriela nasceu a 8 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, e é a mais moça dos quatro filhos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.

O ódio a Maria Antonieta fez com que ela também fosse chamada na corte de l'autrichienne, uma expressão que mistura duas palavras do francês: austríaca e cadela. Ela era uma figura impopular não somente entre a nobreza francesa mas também entre os burgueses e o povo francês.

A rainha Elizabeth 2ª completa 70 anos no trono britânico nesta 5ª feira (2. jun. 2022). Para comemorar o Jubileu de Platina, foi organizado um grande evento aberto ao público.

Gangrena

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Lavoisier mudou o mundo da química, mas acabou morto como um traidor do Estado durante a Revolução Francesa. "Foi o suficiente para eles cortarem a cabeça, não será suficiente por um século para que outro igual surja", disse o matemático ítalo-francês Joseph-Louis Lagrange.

Palácio de Versailles

A maior parte do filme foi rodado no Palácio de Versailles, sob autorização especial do governo francês.

É mais ou menos assim com a rainha Elizabeth II, só que o quintal é todo o Reino Unido e os animais que pertencem a ela são os golfinhos, as baleias, os botos, os esturjões e os gansos. Vamos te explicar melhor! O animal mais famoso por pertencer à rainha é o cisne.

As novas notas já apresentam um retrato da rainha Elizabeth 2ª. A nota de £ 5 foi a primeira a ser lançada e começou a circular em setembro de 2016. Winston Churchill, premiê do país durante a Segunda Guerra Mundial, estampa o verso. A escritora Jane Austen é retratada atrás das notas de £ 10 de polímero.

O nome dela é Maria Berklian, de 84 anos. Ela é apresentada nas redes sociais como "Rainha do Brasil" e ”prima de Dom Pedro I". Seu perfil já possui mais de 1 milhão de seguidores no TikTok e mostra suas luxuosas compras e passeios por São Paulo, suas idas a lojas de grife como a Channel, Dolce Gabbana, Balenciaga.

A aposentada Maria Berklian, 84, é apresentada nas redes sociais como "prima de Dom Pedro I" e ficou conhecida como "a Rainha do Brasil" no TikTok, plataforma em que já soma 8,2 milhões de visualizações.

Maria é descendente de armênios, uma vez que seus pais vieram da armênia em 1920. Conheça a idosa que gasta FORTUNAS com carros, bolsas, jóias...

Esse foi outro recorde batido da rainha Victoria, que governou por 63 anos e 216 dias. Elizabeth II foi a segunda monarca com o maior reinado do mundo, ficando atrás apenas do rei Louis XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.

Luís XIV

Luís XIV
Também conhecido como Rei Sol, Luís XIV governou a França no mais longo reinado da história da monarquia europeia — de 1643 a 1715. Ele se tornou um dos monarcas franceses mais poderosos da História e consolidou o sistema da monarquia absoluta, que durou até a Revolução Francesa.

Ela, que também adorava madeleines. Mas a verdadeira paixão da rainha não era Luís XVI, nem o conde Hans Axel von Fersen, suposto amante, e nem a pátria. Eram os doces.

Atribui-se à Maria Antonieta a famosa frase: "Se não têm pão, que comam brioches", dita a um grupo de pobres que tinha ido ao palácio pedir comida. No entanto, há certo consenso entre os historiadores que não foi Maria Antonieta quem disse a frase, mas que acabou sendo usada contra ela durante a Revolução Francesa.