Quando acabou o reinado na França?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O rei e a rainha Maria Antonieta foram presos em agosto de 1792 e em setembro a monarquia foi abolida. Em janeiro de 1793, Luis XVI foi julgado e condenado à morte por escassa maioria. Nove meses depois foi a vez de Maria Antonieta ser guilhotinada.

Carlos IX (Saint-Germain-en-Laye, 27 de junho de 1550 – Vincennes, 30 de maio de 1574) foi o Rei da França de dezembro de 1560 até sua morte. Ele ascendeu ao trono depois da morte de seu irmão mais velho Francisco II.

O Primeiro Reinado ainda sofreu com os impactos da Guerra da Cisplatina, conflito que resultou na independência do Uruguai, e da Conferência do Equador. Desgastado, d. Pedro I abdicou do trono em 1831.

Esse foi outro recorde batido da rainha Victoria, que governou por 63 anos e 216 dias. Elizabeth II foi a segunda monarca com o maior reinado do mundo, ficando atrás apenas do rei Louis XIV, da França, que reinou por 72 anos e 110 dias.

Ao longo do século XIV, os gastos com a guerra e as conturbações sociais provenientes da Peste Negra e das revoltas camponesas abalaram a supremacia monárquica. Somente no século seguinte, uma série de levantes populares conseguiu interromper as seguidas vitórias dos britânicos na guerra.

Luís XIV (Rei Sol): Rei da França. Luís XIV (1638 -1715) foi rei da França desde os cinco anos de idade. Seu reinado durou 72 anos, o mais longo da história francesa. O reinado de Luís XIV foi marcado pela centralização da monarquia francesa, consolidação das fronteiras e prosperidade econômica.

Tailândia, Butão, nação do Pacífico de Tonga e os principados europeus de Mônaco e Liechtenstein são exemplos de nações em que os monarcas têm poderes limitados pela Constituição. Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.

Os primeiros países a estabelecerem o regime monárquico foram Portugal e Espanha, seguidos da França e Inglaterra.

No ano de 1453, o rei Carlos VII concluiu o processo de expulsão dos britânicos do território francês e passou a comandar com amplos poderes. Com o apoio dos grandes burgueses, centralizou o governo nacional, criou novos impostos e financiou a instituição de um exército permanente.

A monarquia da Tunísia terminou em 1957, quando Muhammad VIII al-Amin perdeu seu trono. A monarquia do Iraque terminou em 1958, quando o Rei Faiçal II foi morto e uma república proclamada.

Era um país endividado, entre outros motivos, por causa da derrota para Inglaterra na Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e a consequente perda de colônias e mercados. A situação levou o rei a aumentar os impostos, provocando ainda mais insatisfação popular.

Carlos VI

Carlos VI (Paris, 3 de dezembro de 1368 – Paris, 21 de outubro de 1422), também conhecido como o Bem Amado (Francês: le Bien-Aimé) e o Louco (Françês: le Fol ou le Fou), foi chefe da casa de Valois e Rei da França de 1380 até sua morte em 1422.

Rei Luís XIV

Rei francês nascido em St. Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643).

Curtiu? Ramavo nasceu em 1788 em uma família humilde de Madagascar. Seu pai descobriu um complô que mataria o futuro rei do país, Andrianampoinimerina, e acabou com esse esquema.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

A abolição da escravidão foi um dos fatores que determinaram a queda do Império em 1889. Dom Pedro II perdeu o apoio dos cafeicultores, que tiveram de libertar os escravos após a assinatura da Lei Áurea e não receberam nenhuma indenização por parte do governo central.

1) Família real da Arábia Saudita - US$ 1,4 trilhão
Ainda de acordo com o site, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, que governa desde 2015, tem um patrimônio estimado em US$ 18 bilhões.

Luís XIV (1638-1715)
Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país.

Luís XVI, 38 anos, é executado na guilhotina, no domingo, 21 de janeiro de 1793, na Praça da Revolução, hoje Praça da Concórdia. O rei abatido é tirado no começo da manhã da prisão de Temple.